Socieoducativo do Ceará promove torneio inédito de poesia falada

1 de junho de 2022 - 16:07

O Centro Socioeducativo Dom Bosco promoveu na última terça-feira, 31, uma competição de poesia falada. Esse é o primeiro evento realizado no âmbito do socioeducativo, no Brasil, denominado de slam.

O slam é uma expressão inglesa que surgiu em Chicago, em 1984 cujo significado se assemelha ao som de uma “batida” de porta ou janela. Esse campeonato de poesia falada aborda diversas questões da atualidade. No Brasil, o Slam chegou em 2008 e, desde então, vem conquistando os espaços e abordando realidades do país por meio da rima.

Para a assessor de arte, cultura, esporte e lazer da Seas, Eduardo Africano, o propósito desse campeonato  é levar arte e cultura com foco na poesia e apostar em novos horizontes para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas:  “O Slam, além de ser uma competição de poesia, é uma ferramenta de inclusão com dois propósitos: ressignificar e potencializar os jovens privados de liberdade.

No Dom Bosco, os jovens contaram com a presença de ilustres jurados: Helena Barbosa (Gestora do Centro Cultural Porto Dragão), Guilherme Carvalho (idealizador da 4town Street Wear) e Léo Suricate (um dos idealizadores do Suricate Seboso e Vetinflix).

O Slam é uma idealização da Assessoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, vinculada à Assessoria de Gestão e Comunicação da Seas.