Gestores visitam NAI no último dia do Fonacriad

24 de junho de 2022 - 21:46

A Segunda Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras de Promoção e Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) foi encerrada na última quarta-feira, 22, na Vice-Governadoria do Estado. Foram três dias de discussões, apresentações de projetos pelos 22 estados presentes e troca de experiências exitosas.

Na manhã de quarta-feira, representantes dos estados, a convite da Seas, visitaram o Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (NAI) que será inaugurado na próxima terça-feira, 28, pela governadora Izolda Cela. O Núcleo é um dos mais modernos do Brasil.

Estarão em funcionamento integrado a 5ª Vara da Infância e da Juventude, a Unidade de Recepção Luiz Barros Montenegro, a Defensoria Pública, a Delegacia da Criança e do Adolescente, o Ministério Público, Pefoce e a Central de Vagas – bloco de atendimento.

Sinase aplaude

A secretária-geral do Sinase, Gisele Cirillo, que participou da visita, disse que esse momento foi uma experiência fantástica. Para a secretária, representante do Governo Federal na Segunda Reunião do Fonacriad, o NAI é imprescindível para qualificar a porta de entrada do sistema socioeducativo.

“É um já atendimento qualificado desde o primeiro contato do adolescente com o sistema. A estruturação do espaço, a disposição da equipe de todos os órgãos envolvidos. De fato é um espaço que vem ao encontro das normativas desse atendimento integrado, entendendo que esse primeiro momento é tão importante quanto a qualificação no atendimento durante toda a execução da medida. É uma prática muito exitosa da gestão do Ceará”, comentou.

Já a representante do Degase, do Rio de Janeiro, Nina Silva, afirmou que a visita foi um dos melhores momentos vividos dentro do Fonacriad. “A Seas, o Roberto e toda a equipe envolvida estão de parabéns. O Ceará está muito à frente, mostrando que tem projeto sólido para o socioeducativo. O NAI é um modelo que deve ser copiado. Amei”, elogiou Nina.

Reconhecimento

“Um encontro que entra para a história e que já deixa saudade. Aqui foi tudo perfeito, desde a acolhida até esse último dia. Estou me sentindo em casa”, reconheceu uma das representantes do Amapá, Andreza Melo de Lima, deixando algumas lágrimas. Ao final, quase todos se pronunciaram sobre o sucesso da Reunião de Fortaleza.

Zeno Tressoldi, que integra a diretoria do Fonacriad, disse que o Ceará vai passar uma grande responsabilidade para o próximo estado a receber a Terceira Reunião: “Impecável. Agradecer ao Beto, a sua equipe maravilhosa pela acolhida, carinho e muita dedicação. Aprendemos mais a cada encontro”, pontuou.

Coube ao presidente do Fonacriad, Iberê Ferreira da Silva Júnior, anunciar a sede da próxima Reunião. Será no Mato Grosso, seu estado natal. O evento acontecerá no mês de setembro, em Cuiabá. Já a Quarta Reunião será realizada no mês de novembro, em Brasília. No encerramento, os participantes aprovaram a Carta de Fortaleza.

Como forma de agradecimento, Iberê presenteou o superintendente Roberto Bassan com um chapéu de palha autografado por todos os dirigentes. Já a organização do evento ofereceu para os participantes peças de artesanato produzidas por adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Ceará.

Houve também uma apresentação musical com a participação da estagiária do Projeto Primeiros Passos, Maria de Fátima, que fez uma apresentação tocando sanfona ao lado da psicóloga e vocalista, Gabriela Ribeiro. A execução de Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Anunciação, de Alceu Valença foram emocionantes e mereceram aplausos dos integrantes do Fórum.