Seas celebra Outubro Rosa com Roda de Conversa e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama

10 de outubro de 2022 - 17:40

O Núcleo de Promoção de Saúde do Trabalhador da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), com apoio do Núcleo Escola Estadual de Socioeducação, promoveu uma Roda de Conversa em alusão à Campanha Outubro Rosa, no auditório do Centro Socioeducativo Passaré. O evento reuniu socioeducadoras e equipes técnicas de todas as unidades socioeducativas de Fortaleza.

Este ano, a Seas convidou enfermeiras e nutricionistas do setor de saúde do Serviço Social do Comércio (Sesc). O foco da palestra foi a prevenção do câncer de mama e colo do útero, conscientizando as trabalhadoras para a importâncias do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer.

A enfermeira Marília Bessa destacou a importância do exame periódico de mamografia: “A prevenção é tudo, mas a mulher pode fazer também seu autoexame. A mulher precisa se conhecer, se tocar. Não pode deixar que a situação se agrave”, alertou Marília.

Diagnóstico precoce

De posse de dados estatísticos, Marília disse que surgem, a cada ano, mais de 50 mil casos de câncer de mama no Brasil, atingindo uma a cada três mulheres. Por esse motivo, o Outubro Rosa é uma forma de conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção, facilitando um diagnóstico precoce.

A palestra contou também com a participação de Letícia Paiva, estagiária de enfermagem, bem como de Luana Andrade e Cassiane Freitas, estagiárias de nutrição. Luana e Cassiane mostraram que uma alimentação saudável à base de frutas vermelhas, cenoura, brócolis, espinafre, grãos integrais e outros ajudam a prevenir o câncer de mama.

Mais alimentos

De acordo com Luana Andrade, existem outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama, como: abacate, abóbora, agrião, beterraba, berinjela, framboesa, goiaba, laranja, limão, melancia, peixes etc. “São alimentos que estão todos os dias em nossas residências. Consumir é quase uma obrigação”, concluiu.