Unidades de Juazeiro e Sobral reforçam ações no Outubro Rosa

17 de outubro de 2022 - 12:29

Além das ações realizadas nos centros socioeducativos de Fortaleza, por meio do Núcleo de Promoção de Saúde do Trabalhador, as unidades do interior do estado também celebraram o Outubro Rosa. As ações ocorreram no Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, no Centro Socioeducativo Zequinha Parente e Centro Socioeducativo de Semiliberdade, ambos em Sobral.

O Outubro Rosa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como sensibilizar a prática do autoexame das mamas pelas mulheres. Também conscientizar o público masculino presente, os socioeducadores e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Em Juazeiro, o momento foi conduzido pela equipe técnica da unidade, com a participação e explanação da temática pela Dra. Sheylla Bezerra de Macedo, médica de Família e Comunidade. Ela enfatizou os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce da doença como ponto positivo para o tratamento e cura. De acordo com a diretora Paula Mirelli, essa ação já se tornou uma tradição e, a cada ano, aumenta o interesse das mulheres pelo assunto.

Bom dia especial

O Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente e o Centro Socioeducativo de Semiliberdade realizaram, em Sobral, realizaram um bom dia especial para os adolescentes que cumprem medida Socioeducativa em alusão a Campanha Nacional ” Outubro Rosa”. A unidade Dr. Zequinha Parede tem como diretora Andreyssa Aguiar. Já o Centro de Semiliberdade é dirigido por Sérgio Roberto Neves. O objetivo do evento foi chamar atenção aos jovens para compreenderem que existem casos de câncer de mama também em homens, e que eles podem ser multiplicadores da
campanha repassando informações para os familiares, proporcionando maior acesso aos serviços ofertados pelo município para um diagnóstico precoce e, com isso, diminuição dos casos de mortalidade.