Emoção e homenagens marcam encerramento da 3ª Olimpíada Socioeducativa

30 de novembro de 2022 - 17:21

Texto: Marconi Alves Ascom/Seas Fotos: George Braga

“Por meio do esporte você aprende a ganhar e a perder. Isso engrandece o esporte. Respeitando as regras, todos são vencedores dessa competição maravilhosa realizada pela Seas. Parabenizo a cada um. Vocês fizeram esse momento acontecer da melhor maneira possível”.

O depoimento da governadora do estado do Ceará, Izolda Cela, na solenidade de encerramento da III Olimpíada de esportes do Sistema Socioeducativo do Ceará, nesta quarta-feira, 30, no CFO, emocionou a todos os presentes no fechamento da gestão 2022 da socioeducação. Ao falar diretamente para os socioeducandos, Izolda os incentivou a aproveitar as oportunidades geradas pelos projetos realizados na Seas: “Acreditem nos seus sonhos, nunca desistam”.

Na época em que era vice-governadora, no governo Camilo Santana, Izolda teve um pepel fundamental para a implantação do atual sistema socioeducativo praticado nas unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Crateús.

“Eu estava ali no começo do Governo Camilo. Começamos a nos dedicar para melhorar e transformar o sistema. Mas contamos com várias instituições. O Governo esteve só. Foi fruto de um trabalho sistêmico”, atestou a governadora.

O trabalho da Seas

Após agradecer a todas as instituições como o Ministério Público, Defensoria Pública, SPS e Tribunal de Justiça, a governadora fez questão de destacar o trabalho realizado na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo ao longo desses seis anos de existência:

“Quero fazer uma ênfase muito especial ao superintendente Roberto Bassan. Em seu nome eu quero saudar a todos os que vieram naquele momento para ajudar e tiveram um papel tão importante – Cássio, Ramon, Francisca e tantos outros – para a consolidação desse projeto valioso”, reconheceu.

Em sua fala, o superintendente Roberto Bassan, afirmou que as olimpíadas do Sistema Socioeducativo são um marco histórico e por ser a terceira edição, estão consolidadas. Não é mais uma ação e iniciativa isolada:

“A olimpíada deu mais um passo como projeto político-pedagógico nos centros socioeducativos, atuação técnica e, em especial, nossos socioeducadores que fazem o diferencial no trabalho diário”, pontuou. Bassan agradeceu, ao final da sua fala ao empenho da professora Izolda em abraçar a causa do sistema socioeducativo: “A senhora é extramente reconhecida com uma gestora pública da educação. Agora a senhora pode se considerar como a grande gestora do socioeducativo”, disse. Ele aproveitou para agradecer a todas as Organizações da Sociedade Civil (Oscs), bem como todos os parceiros envolvidos na socioeducação.

Para a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, o sentido de uma competição tão grandiosa como a olimpíada é revelar talentos que estão perfilados aqui nesse momento: “É algo histórico para o socioeducativo cearense. A Seas e todos os parceiros estão de parabéns”, colocou Onélia.

Homenagem especial

Durante uma hora e meia de solenidade, houve diversas homenagens. A mais emocionante premiou o trabalho dedicado à Assessora Especial de Diretrizes Socioeducativas, Francisca Silva, que está no Sistema Socioeducativo antes da criação da superintendência. Francisca, que está deixando a Seas ao final deste ano, recebeu uma placa das mãos da governadora Izolda Cela, um reconhecimento pelos seis anos de trabalho: “Fiquei muito emocionada. Foi uma homenagem linda e vou guardar para o resto da minha vida”.

A Seas também prestou homenagens a todos os diretores do centros socioeducativos com placas de agradecimento que foram entregues por coordenadores que atuam no dia a dia do órgão.

Ao final da solenidade foram entregues os troféus para as unidades campeãs da III Olimpíada de esportes do Sistema Socioeducativo do Ceará. Em primeiro lugar geral: Centro Socioeducativo São Miguel com 260 pontos; 2º lugar: Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider: 240 pontos; 3º lugar, empatados com 200 pontos, Centro Socioeducativo Dom Bosco e Centro Socioeducativo Patativa do Assaré.