Vara da Infância e Juventude de Sobral realiza audiências concentradas e promoção de cidadania para adolescentes

2 de dezembro de 2022 - 15:01

A Vara Única da Infância e Juventude de Sobral realizou audiências concentradas para fazer a reavaliação periódica do cumprimento de medidas aplicadas a adolescentes autores de ato infracional. O trabalho, realizado pela juíza Kathleen Kilian na última quarta-feira (30/11), no Centro Socioeducativo de Sobral, tem como objetivo obter maior racionalização nas responsabilizações, alinhada a princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seguindo, ainda, a Recomendação nº 98/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da ONU, que tem como objetivo de promover Paz, Justiça e Instituições eficazes.

Com participação do Ministério Público, por intermédio da promotora de Justiça Marina Romagna Marcelino, e da Defensoria Pública, com o defensor público Rafael Teixeira, o momento teve presença dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação definitiva e seus familiares. A reavaliação da medida socioeducativa busca assegurar maior participação, atenção e cuidado no acompanhamento da execução das medidas, por parte do adolescente e sua família, e dos atores que constituem a rede de atuação do Sistema Socioeducativo de Sobral. Ao todo, dez adolescentes e seus familiares foram atendidos.

Além da prestação jurisdicional, a promoção de cidadania foi priorizada com estandes de divulgação e promoção de direitos, com presença da Casa do Cidadão, o Creas de Sobral, o Projeto Novas Trilhas/Luta pela Paz; realização de atendimentos de enfermagem, nutrição e fisioterapia, incluindo massagens terapêuticas para familiares que aguardavam atendimento. Na ocasião, o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) também apresentou o projeto Jovem Aprendiz. Além disso, os adolescentes aguardando a sua audiência concentrada foram escutados individualmente pela psicóloga do projeto Laços de Família.

O objetivo foi alcançado. Além das reavaliações das execuções das medidas socioeducativas, foi propiciado um ambiente de integração, informação e fomento de direitos, a partir da atuação integrada e com competências intersetoriais para promoção de cidadania e acesso à Justiça. Foi um momento de aproximação da Justiça da comunidade reforçando o senso de responsabilidade de cada adolescente, envolvendo as famílias. Foram amadurecidas e incentivadas novas perspectivas para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, para que sempre almejem uma vida digna e em liberdade”, analisou a magistrada Kathleen Kilian, titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral.

As audiências foram acompanhadas também por representante da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará (Seas) e pela Coordenadora Estadual do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (Cnj), Nadja Furtado. O Centro Universitário Inta contribuiu com apoio logístico e com participação de profissionais da saúde para atendimentos, com pedagogos para atividades com os adolescentes aguardando a realização das audiências.

FAMÍLIA

A presença de familiares é parte muito importante na audiência concentrada, já que se identifica em que situação as crianças e adolescentes se encontram e podem estabelecer a reintegração familiar. As mães que compareceram ao Centro Socioeducativo de Sobral comemoraram os resultados. “Vim para a audiência hoje e achei muito edificante, não só para nós, familiares, como para todos aqui. Estou muito feliz e só tenho a agradecer”, comemorou Adriana, mãe de um dos jovens.

Sulamita, mãe de outro jovem, também não conseguiu esconder a emoção após um dia de atividades. “Fui muito bem acolhida e estou muito grata. Para mim, foi um momento muito especial. Estou saindo com o coração que não está cabendo no peito de tanta felicidade. Só tenha a agradecer a todo mundo que cuidou do meu filho aqui”.

DIÁLOGOS

A iniciativa é o resultado de encontros que estão sendo promovidos e realizados pela Vara Única da Infância e Juventude de Sobral, intitulados “Diálogos sobre o Sistema Socioeducativo”, que tem como fundamento o comprometimento do Poder Judiciário com a incorporação da Agenda 2030, da implementação do Programa Fazendo Justiça e formação de parcerias para eficácia, efetividade e resolutividade de atuação da Justiça. Em agosto, aconteceram a apresentação do Programa Fazendo Justiça – Eixo 2 do CNJ, visitas aos centros socioeducativos, rodas de conversa e programas municipais voltados aos adolescentes em conflito com a lei.

O “Diálogos sobre o Sistema Socioeducativo” envolve as Secretarias de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e de Segurança Cidadã de Sobral, além da Coordenação Estadual do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD). ( Com apoio da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Ceará)