Familiares de jovens em cumprimento de medidas visitam Escola de Artes

8 de dezembro de 2022 - 11:53

 

O projeto Trilharte, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), parceiro da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e integrante do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) realizou, esta semana, a última visita do ano à Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Para a visita realizada, foram especialmente convidados familiares que integram movimento em prol da defesa dos direitos de jovens e adolescentes no âmbito da política socioeducativa do Estado, com a proposta de compartilhamento de experiências, visando disseminação das informações de acesso a cada vez mais pessoas.

Na perspectiva de contemplar participação de jovens, familiares e profissionais do sistema socioeducativo, as visitas guiadas se transformaram em um diferencial no referido projeto, permitindo o reconhecimento de espaços culturais, artísticos, de formação e lazer na cidade de Fortaleza. O projeto também agrega saberes sobre os locais visitados e sobre as oportunidades disponíveis em cada equipamento.

De acordo com a coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania, Larissa Camerino, “a participação das famílias é fundamental no processo socioeducativo e integra diretriz de atuação nos atendimentos”, explica. O POC foi lançado no dia 4 de março deste ano pela então vice-governadora, Izolda Cela.

Atuação do POC

O Programa de Oportunidades e Cidadania propõe estratégias para atendimento, acompanhamento e encaminhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado e de adolescentes e jovens em cumprimento de medida. Por meio do Edital n° 09/2021, foram selecionadas Organizações da Sociedade Civil para execução de ações finalísticas dos projetos que formam o POC: Novas Trilhas, Embaixadores da Paz e Trilharte.