Mostra Embaixadores da Paz reúne produtos artísticos do POC

16 de dezembro de 2022 - 17:47

A força da cultura para contribuir na construção de uma nova história dos jovens no Sistema Socioeducativo. Esse é um dos objetivos do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que realizou a Mostra Embaixadores da Paz, na última quinta-feira (15), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento foi um grande encontro de culminância com a programação artística para os jovens participantes do Programa, seus familiares, autoridades e representantes das instituições.

Quem esteve presente pôde usufruir de produtos culturais e relatos de experiências dos jovens do Sistema Socioeducativo a partir das propostas e orientações das três Organizações Sociais (OSs) que compõem o Programa: Instituto Juventude e Inovação (IJI), responsável pelo eixo Embaixadores da Paz, Instituto Dragão do Mar (IDM), que executa o eixo Trilharte, e Luta pela Paz, à frente do eixo Novas Trilhas.

Os jovens do projeto Embaixadores da Paz apresentaram música e a importância das vivências para a sua história. Já o IDM levou a exposição de fotografias, mostra de dois vídeos feitos pelos jovens ao longo da formação técnica em audiovisual, Desenquadrar, e vídeo institucional. Também foram exibidas, pelo Trilharte, as camisas desenvolvidas pelos participantes da meta de Iniciação Profissional em Design do Centro Socioeducativo (CS) do Canindezinho, ministrada pelo designer Wesley Farpa. A marca que nasceu na periferia, 4Town, foi contatada pelo professor e confeccionou as peças.

Bassan agradece

“Foi um esforço grande envolvermos as juventudes no cotidiano do POC, mas cada instituição participante deu seu melhor para cumprirmos o papel de oferecer aos jovens do Sistema Socioeducativo os espaços que precisam para reconstruir sua história. E o resultado vocês podem ver nas fotografias, nas produções audiovisuais, nas estampas aqui apresentadas, na arte criada pelos jovens. Esse momento é deles e para eles. Muito obrigado a todos”, afirmou Roberto Bassan, superintendente da Seas. Com relação ao Trilharte, Bassan agradeceu ao IDM e reforçou: “Tem sido realmente uma nova trilha, uma nova forma de ação com os jovens”. Ao lado dele, estavam Camila Maia, diretora-presidente do IJI, Davi Gomes Barroso, secretário municipal da Juventude, Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM, e Adriana Batista, da OS Luta pela Paz.

“O Trilharte possibilitou o conhecimento, para os jovens, familiares e profissionais do Sistema Socioeducativo, da rede de equipamentos culturais esportivo geridos pelo IDM, e isso os aproximou também uns dos outros. Esse é um dos grandes ganhos do projeto”, assinalou Lenildo Gomes, diretor de Articulação institucional do IDM.

O IDM/ Trilharte ainda em dezembro, no dia 20, realiza a culminância das atividades esportivas do Projeto, reunindo em jogos amistosos os jovens e os profissionais do Sistema Socioeducativo, no CFO. Em janeiro, novos eventos marcarão a entrega de outras metas desenvolvidas por este eixo com os jovens: a recontextualização na Praia de Iracema da escultura “Coração Ninho”, fruto de oficinas de Intervenção urbana com o artista Narcélio Grud, e a apresentação de mais seis vídeos desenvolvidos por eles, na formação técnica Desenquadrar.

(Com apoio de Clícia Weyne/IDM).