Adolescentes viajam na história ao visitar Theatro José de Alencar

21 de dezembro de 2022 - 16:11

“É maravilhoso estar aqui. Algo indescritível. Que monumento! Aprendi muito nessa visita”. A opinião é de um dos adolescentes em cumprimento de medidas do Centro Socioeducativo Passaré. Nesta semana, dentro do projeto Trilharte, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Seas, jovens viajaram na história ao visitar, pela primeira vez, o teatro José de Alencar, fundado em 17 de junho de 1910.

O Theatro tem sua estrutura arquitetônica constituída de peças de ferro fundido importadas de Glasgow, na Escócia. O guia turístico Uriel Moura, com a história na cabeça, passou todos os detalhes para os visitantes, desde a autorização da sua construção pelo então governo Nogueira Acioli, até os dias de hoje.

O olhar do adolescente admira a pintura do teto. Uriel Moura conta que na raspagem da pintura “Céu aberto”, realizada na reforma de 1989-1991, foi descoberta uma nova figura: a cabeça de um homem negro, provavelmente de um jovem. Até hoje não se sabe realmente o que significa. “Somos gratos ao POC por nos proporcionar esses momentos maravilhosos. Ainda estarei de espectador nesse theatro”, afirma o jovem.

Camarotes

A obra do escritor cearense José de Alencar está estampada em camarotes do theatro. Outra viagem importante na mente dos jovens que lembraram de alguns romances como: Cinco minutos (1856); O Demônio Familiar (1857); As Asas de um Anjo (1858); Lucíola (1862); Diva (1864); As Minas de Prata (1865); O Gaúcho (1870); A Pata da Gazela (1870); O Tronco do Ipê (1871); Sonhos D’Ouro (1872); Guerra dos Mascates (1873); Ubirajara (1875); Senhora (1875); O Jesuíta (1875); O Sertanejo (1875), dentre outros.

O projeto Trilharte, ao longo do ano de 2022, deu oportunidade aos socioducandos de vários centros socioeducativos de conhecer os equipamentos administrados pelo Instituto Dragão do Mar, como: a Escola Porto Iracema das Artes, Biblioteca Pública do Estado do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco e o Centro de Formação Olímpica (CFO), no Castelão. A visita ao theatro José de Alencar esta semana, concluiu a temporada.