Relatório de Gestão narra a trajetória da Seas de 2016 a 2022

23 de dezembro de 2022 - 13:01

Texto: Marconi Alves (Ascom Seas) Fotos: José Wágner/ Carlos Gibaja - Casa Civil

Durante a solenidade de lançamento do Livro “Aqui Contém Sonhos”, do Projeto Virando o Jogo, na tarde de quinta-feira, 22, no Palácio da Abolição, o superintendente Roberto Bassan Peixoto entregou à governadora Izolda Cela, o Relatório de Gestão da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Em sua fala, a governadora Izolda Cela disse que a entrega do Relatório de Gestão do Sistema Socioeducativo é muito significativa e fruto de um trabalho de seis anos, desde os momentos de crise ao atual modelo aplicado no estado do Ceará.

No relatório são narrados os conceitos, as ideias e os feitos da Seas desde a sua criação. Trata-se de um registro histórico que poderá servir como “linha de base” para outras políticas públicas, além de referência para o atendimento socioeducativo de outros Estados.

De acordo com o superintendente Roberto Bassan, a Seas presta contas públicas com registro do reconhecimento quanto aos métodos e resultados alcançados, tornando-se fonte para pesquisas e fortalecendo o princípio da transparência pública: “O sentimento é de dever cumprido. Nosso objetivo é demonstrar o planejamento estratégico e um necessário olhar para o futuro”, destacou Bassan.

Todos os atores envolvidos na execução do Relatório de Gestão 2016-2022 prestigiaram o evento no Palácio da Abolição. A professora Izolda Cela fez questão de reunir os presentes no palco para celebrar, em foto, aquele momento importante para os que trabalham e vivem o socioeducativo: “Muito obrigado pelo empenho, dedicação e amor nesse trabalho”, agradeceu.

Reordenamento do sistema

A reestruturação e o reordenamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo figurou como uma das ações programáticas do Pacto por um Ceará Pacífico e representa o compromisso de ampliar esforços e recursos, estimulando a integração das ações, favorecendo a intersetorialidade, a transversalidade e o aperfeiçoamento da atuação articulada e concatenada dos órgãos governamentais.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), vinculada à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foi criada em 28 de junho de 2016, com ações voltadas ao ordenamento, estruturação e fortalecimento de políticas públicas socioeducativas alinhadas às diretrizes estabelecidas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase.

Esse foi o primeiro passo na busca de um novo modelo de gestão inovador, com a inclusão de metodologias e práticas restaurativas que propiciassem aos jovens oportunidades positivas, a fim de despertar o interesse por projetos de vida mais prósperos e compreendendo, também, a necessária atuação de responsabilização prevista na execução das medidas socioeducativas.