Jovens Pós-Medidas recebem certificados de formação do Projeto Embaixadores da Paz

11 de janeiro de 2023 - 17:35

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participou na tarde desta quarta-feira, 11, no Theatro São José, do seminário de encerramento do Projeto Embaixadores da Paz, que faz parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). O Projeto teve como uma de suas atividades fundamentais o desenvolvimento da formação inicial e continuada em mediação e cultura.

Dos 20 jovens pós-medidas que iniciaram o projeto, nove receberam certificado da formação que abordou temas como líderes da paz, design thinking, cidadania e participação social. No total, foram 300h/a. A aula inaugural ocorreu em agosto do ano passado no Theatro São José e, nesta quarta-feira, os jovens retornaram ao mesmo espaço para receberem seus certificados de conclusão.

Foram meses de discussão, conhecimento e ocupação de espaços culturais da cidade, com atividades e visitas realizadas na Biblioteca Estadual do Ceará, Teatro Antonieta Noronha, Museu da Imagem e do Som.

Programa de Estado

Para o superintendente da Seas, Roberto Bassan, projeto tem começo, meio e fim, mas o propósito é que ele se torne uma política pública: “Acredito, verdadeiramente, que o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), como um todo, tem traçado um passo a passo para se tornar um Programa de Estado, buscando a aprovação legislativa, a aprovação de recursos. Temos muitos pontos positivos para alcançarmos esse objetivo”, pontuou Bassan.

Bassan fez questão de agradecer a liderança da ex-governadora Izolda Cela, que esteve à frente de todos os projetos, desde a criação da Seas. Também destacou o trabalho da secretária da SPS, Onélia Santana e do atual governador Elmano de Freitas, que já sinalizaram a continuidade e o fortalecimento do Programa: “O governador Elmano disse em seu discurso que a juventude será uma prioridade do seu governo. Então, esses jovens devem ser vistos por outros jovens, que sirvam de espelho”, concluiu.

Olhar qualitativo

O evento foi prestigiado pela presidente do Instituto Juventude Inovação (IJI), Camila Maia e pelo secretário da juventude de Fortaleza, Davi Gomes Barroso. Em sua fala, Camila destacou o POC como de fundamental importância para a ressocialização dos jovens: “Agradeço à Seas na pessoa do Roberto Bassan e da Larissa Camerino. O nosso olhar é pelo qualitativo. As pequenas coisas que fizemos no dia a dia para que esse projeto aconteça, vão fazer a diferença. Esses jovens merecem a nossa atenção”, afirmou.

O secretário da juventude de Fortaleza, Davi Barroso, disse que a prefeitura tem diversos programas de apoio aos jovens para exercerem seu protagonismo: “O lugar da juventude é onde a juventude quiser e a secretaria está sempre à disposição de promover esses encontros. Esse evento fortalece a política pública do estado e do município. Todos estão de parabéns”, assinalou.