Coração Ninho renovado dá cores e vida a espaço na Praia de Iracema

20 de janeiro de 2023 - 13:48

Texto: Marconi Alves (Ascom/Seas) Fotos: George Braga (Ascom/Seas)

Quando a tarde vai cedendo lugar ao pôr do sol, na quinta-feira, 19, um novo “Coração Ninho” começa a bater no peito de Iracema, praia de encontros, amores e liberdade. Coração renovado na arte do artista Narcélio Grud, que ao lado de adolescentes do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, fez uma releitura da escultura do artista mexicano, Libre Gutiérrez. Quase seis anos depois, esse novo projeto dá cores, vida e muitas histórias ao calçadão da Beira-Mar.

O projeto faz parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em conjunto com o Trilharte, proposto e executado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Protagonistas

Um dia bem diferente para adolescentes e jovens dos centros socioeducativos. A Seas reuniu 30 garotos em plena Praia de Iracema para prestigiar o evento, do qual seis deles também são protagonistas. Um momento marcante. É quando a cultura, esporte, educação e arte começam a fazer a diferença para os adolescentes em cumprimento de medidas. A nova escultura, em grande parte de ferro, simboliza a vontade desses jovens de se sentirem integrado à cidade de braços abertos para recebê-los de volta.

A nova escultura, em grande parte executada em ferro, simboliza a vontade dos
jovens do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca de se sentirem integrados à cidade que deve recebê-los de volta, após a conclusão da medida socioeducativa. Para além disso, deve simbolizar, neste ponto turístico e histórico do Ceará, que é necessário acolher as juventudes, suas expressões, anseios legítimos, sonhos, aspirações e mensagens.

Juventude Plural

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, agradeceu pelas parcerias com prefeitura de Fortaleza e IDM, que estão proporcionando ao sistema socioeducativo grandes conquistas: “O município destinou esse espaço público, de ocupação positiva e há muito interesse de nossa parte em fazer e ampliar as parcerias. Vocês têm sido gigantes em incluir os adolescentes nos projetos de forma proativa, não fora do arcabouço da juventude estigmatizada, mas dentro de uma juventude plural, um princípio de ”juventudes”, comentou.

Bassan reconheceu o trabalho da equipe Seas e da presença do poder público nos projetos: “Em nome do Governo do Ceará, existe o nosso interesse de manter e fortalecer esse projeto e ressignificar o sistema socioeducativo com ações de cultura, esporte e lazer, já que o Trilharte conseguiu potencializar isso dentro do Programa de Oportunidades e Cidadania. Fica esse agradecimento, esse reconhecimento”, reforçou Bassan.

A presidente do Instituto Dragão do Mar, Raquel Gadelha, reconheceu o valor da arte do escultor Narcélio Grud: “Ele é um artista empreendedor, uma pessoa que não tem fronteiras, ele traz coisas incríveis que circulam na cidade inteira, traz artistas do mundo para o Ceará e leva nossa arte para fora do Brasil”, colocou. Sobre o Coração Ninho, Raquel enfatizou que esse coração é do jovem e que se renova: “Estamos renovando sentimentos, propósitos, nossas crenças e afetos. Simboliza muito o trabalho que nós estamos querendo fazer juntamente com a Seas em prol da juventude”, pontuou Raquel.

Já o secretário da juventude de Fortaleza, Davi Gomes Barroso, afirmou que a prefeitura de Fortaleza está lado a lado com a Seas em todos os projetos. Agradeceu a toda equipe da Seas pelo trabalho vitorioso: “Sem vocês, nada disso aconteceria. Parabéns para quem construiu tudo isso e vamos cuidar que ela é nossa”, concluiu Davi Gomes.