Projeto Trilharte realiza culminância com jovens familiares e profissionais do sistema socioeducativo

26 de janeiro de 2023 - 16:00

As juventudes precisam de espaço para sonhar, pensar e produzir. Com base nessa premissa, o Projeto Trilharte, dentro do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas), trabalhou, em 2022, com os jovens em cumprimento e após o cumprimento de medidas socioeducativas toda uma programação de formação e fruição em esportes, linguagens artísticas e cultura.

Na tarde desta quarta-feira, 25, o Instituto Dragão do Mar (IDM) responsável pela proposição e execução do Projeto Trilharte realizou, no Theatro José de Alencar, a Culminância do que os jovens produziram e aprenderam ao longo de 2022. Durante o evento, foram apresentadas as camisas desenvolvidas por eles, exposição de fotografias, cenário elaborado e montado pelas jovens na oficina de Cenotécnica, sob a orientação de Carú Morais, e exibição de produtos em audiovisual executados, durante a formação técnica “Desenquadrar”.

Para o professor de Design, Wesley Farpa, que facilitou com os jovens a criação e produção da camiseta com a marca “Só minino bom”, os jovens podem ser mobilizados para fortalecer projetos sociais e culturais que existem nos próprios bairros. E deixou uma mensagem sobre o respeito para as juventudes e as linguagens usadas pelos jovens: “Quando falamos que ‘Isso é o corre’, não falamos sobre crime. Quando falamos que é o ‘Certo pelo certo’ não falamos sobre crime. Quando falamos que ‘Cria tudo cria’ não falamos sobre crime. E quando falamos que ‘Aqui só tem menino bom’ não falamos sobre crime. É sobre isso, galera!”, destacou.

Vídeos produzidos

Os três vídeos produzidos pelos jovens em pós-cumprimento de medida que passaram pela formação técnica em audiovisual “Desenquadrar” retratam as quebras do cotidiano que eles registram durante o curso, de 300 horas-aula: a alegria de mergulhar no mar, pulando da Ponte Metálica, a convivência com a afetividade do “Seu” Rocha, profissional de Serviços Gerais da Escola Porto Iracema das Artes, onde ocorreu a formação, e a animação deles em aprender as técnicas de sonorização dos vídeos, gravando em estúdio.

“É sobre esses encontros: todas as questões e momentos institucionais, inclusive este, existem para dar conta da necessidade humana de encontros, a nossa capacidade de nos transformarmos solidariamente por meio dos encontros. Aos jovens, fica a proposição: retornem, em liberdade, aos equipamentos e espaços públicos visitados, façam valer os convites que receberam para voltar. É um direito de vocês”, lembrou Lenildo Gomes, diretor de Articulação Institucional do IDM.

Apoio fundamental

Roberto Bassan, superintendente da Seas, assinalou que foi uma importante opção de governo aprovar a destinação de recursos voltados para a preparação do momento pós-cumprimento de medida e o acompanhamento dos jovens com a medida já extinta, com oferta de alternativas e soluções, pelo POC, nas áreas de empreendedorismo, educação continuada, cultura e arte, cultura de paz, cultura digital, ocupação dos espaços e equipamentos públicos, entre outros. “Para isso, contamos com o apoio fundamental no desenvolvimento do Programa das equipes das três Organizações da Sociedade Civil que foram parceiras nas proposições e execuções apresentadas”, afirmou.

(colaboração especial: Clícia Weyne/IDM)