Eixo de Saúde da Seas discute sobre a PNAISARI em Sobral

13 de fevereiro de 2023 - 11:55

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) teve importante reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, para discutir sobre Saúde Mental. A proposta é incluir as ações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para os colaboradores dos centros socioeducativos, e a possibilidade de ampliação dos profissionais de saúde mental da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI).

O objetivo da Seas, no campo da Saúde do Trabalhador, é cuidar do cuidador, buscando envolver as PICS disponibilizadas pelas Unidades Básicas de Saúde como tratamentos alternativos para os centros socioeducativos.

No campo da saúde do adolescente foram discutidas as estratégias de rearranjo da PNAISARI na ampliação do cuidado em saúde mental aos adolescentes dos centros socioeducativos de Sobral, compreendendo que a Rede SUS do município já responde bem às demandas de saúde física e mental dos jovens, precisando, apenas, de pequenos ajustes.

Participaram da reunião José Otaviano Lopes e Francisco Robério Rodrigues, apoiadores regionais da Sesa em Sobral; Larisse Araújo de Sousa, coordenadora da Atenção Primária do município de Sobral; Aristides Parente, coordenador da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral (RAISM); Iolanda Belchior, técnica da PNAISARI de Sobral, duas representantes da Residência de Saúde Mental, e a equipe do Eixo Saúde da Seas – Marden Filho, Mayara Frota, Gabriela Ribeiro e Luciana Lima.