Seas dá primeiros passos para a implantação do Projeto Farmácia Viva

16 de março de 2023 - 14:19

O Eixo Saúde da Seas realizou nesta quarta-feira, 15, reunião técnica com a equipe do Horto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) – Centro Estadual de Fitoterapia. O principal objetivo foi conhecer a Farmácia Viva, composta pelo horto e laboratório de fitoterápicos, assim como as etapas de produção e vincular parcerias para a realização do Projeto Farmácia Viva da Seas. O piloto do Projeto Farmácia Viva da Seas será realizado no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota (unidade feminina), porém, deverão seguir algumas etapas. A primeira será a visita da farmacêutica Angélica Brasil e do Agrônomo Sebastião Leite ao CS Aldaci Barbosa Mota.

Ambos fazem parte do Centro Estadual de Fitoterapia (CEF) da Sesa. Também será feita a verificação do espaço, análise do solo e instrução quanto aos insumos e preparação para plantio. O horto do Centro Estadual de Fitoterapia doará as mudas para serem plantadas. Haverá orientações para o cuidado com as plantas e colheita a serem realizadas pelas adolescentes do Centro Socioeducativo, sob a supervisão desses técnicos do CEF.

Expansão do projeto

Para a expansão do Projeto Farmácia Viva para outros Centros Socioeducativos, a Seas deve solicitar, oficialmente, o apoio da Sesa para a implantação e solicitar, também, à Secretaria de Agronomia a disponibilização de um engenheiro agrônomo e um técnico em agronomia para analisar os espaços de plantio das mudas e da colheita da massa verde. O CEF se comprometeu, assim, a produzir os fitoterápicos em seu laboratório com rótulo próprio da Seas.Estiveram presentes na reunião Marden Filho, gestor de saúde e Mayara Frota, farmacêutica, ambos da Seas, Angélica Brasil, farmacêutica do CEF e Sebastião Leite, agrônomo da CEF, ambos da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).