Campeonato de basquete reúne jovens de quatro centros socioeducativos
17 de abril de 2023 - 10:49
Texto e Fotos: Cecília Marques
Emocionante. Foi assim o terceiro dia do 1º campeonato de basquete dos Centros de Internação de Fortaleza, “Cesta de 4 pontos”, realizado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). A ação, que faz parte do eixo de arte, cultura, esporte e lazer, contou com a participação dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
de quatro centros socioeducativos: CS Dom Bosco, CS Canindezinho, CS Patativa do Assaré e CS Cardeal Aloísio Lorscheider.
Um dos propósitos do campeonato é incentivar, por meio do esporte, o espírito esportivo. De acordo com o técnico de esportes do CS Canindezinho, Marigésio Carvalho, “com o esporte os jovens aprendem disciplina, senso de coletividade, espírito de união e, ainda, respeitar os colegas que estão em quadra”.
Participante do campeonato, um jovem se declara apaixonado por basquete e, para ele, o evento com os outros adolescentes foi o pontapé para ingressar no esporte . “O Basquete mudou meus pensamentos e transformou minha mente. Antes eu tinha a mente muito vazia e agora penso em ingressar nesse esporte e virar atleta”. O jovem, que disputou a partida pelo CS Cardeal Aloísio Lorscheider, está confiante de que o time dele poderá alcançar a vitória.
Estiveram presentes nos jogos os diretores dos centros socioeducativos Dom Bosco e Cardeal Aloísio Lorscheider, Ricardo Oliveira e Noélia Loureiro Gonçalves; a coordenadora, Savanya Shell e o assessor técnico do eixo esporte, lazer, arte e cultura, Beto Vieira, das Seas, bem como os professores de esportes de todos os centros socioeducativos.
Para a coordenadora, Savanya Shell, essa ação que é uma parceria com a Associação Cearense de Basquete só beneficia os jovens, pois promove a integração, além de ajudar a compreender melhor regras de maneira geral. Uma atividade como essa também ajuda na saúde tanto física como mental”, pontua