Coordenadoras Ana Cruz e Paula Íris representam SEAS na 1ª Reunião Técnica do FONACRIAD em Brasília
26 de abril de 2023 - 15:25
Texto: Marconi Alves ( ASCOM Seas) Fotos: Divulgação
A coordenadora de monitoramento e avaliação, Ana Cruz, e a assessora especial de diretrizes socioeducativas, Paula Íris, estão representando a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), na Primeira Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (FONACRIAD), em Brasília. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, 26, e acontece no auditório Ana Paula Crossara, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).
A reunião conta com a participação da presidente nacional do Fórum, que também preside a Funac, Sorimar Sabóia Amorim; Lígia Mafei Guidi, do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege)- Defensora Pública- Núcleo Especializado da Infância e da Juventude; Ariel de Castro Alves, secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes; Mayara Silva de Souza, coordenadora Geral do SINASE/SNDCA/MDHC; representante dos adolescentes, além de gestores do sistema socioeducativo de todo Brasil que debaterão temáticas referentes ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
A presidente do FONACRIAD, Sorimar Sabóia, destaca que o objetivo do fórum é discutir a problemática do sistema socioeducativo no País. “A temática da socioeducação é um assunto desafiador e que precisa ser discutido juntamente com os demais setores da sociedade. Só vamos conseguir fazer isso de forma articulada, um dos principais objetivos do FONACRIAD é essa articulação”, afirma.
A palestra de abertura será ministrada pelo professor Dr. Roberto da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: “O Paradigma da Educação no Sistema Socioeducativo Brasileiro”.
FONACRIAD
É uma organização civil, autônoma, de caráter nacional, com incidência política e técnica, sem fins lucrativos, partidários ou corporativos, de duração indeterminada, que busca fortalecer a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo nos Estados Federados e Distrito Federal, com vistas à garantia dos direitos dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
A mesa de abertura é formada por autoridades e representantes institucionais: Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais – Condege (Dra. Lígia Mafei Guidi
(Dipe-SP; Membro Auxiliar do Conselho Nacional de Justiça – CNMP (Dr. Moacir Nascimento Júnior; juiz auxiliar da presidência do Conselho nacional de Justiça – CNJ/DMF/Fazendo Justiça (Dr. Edinaldo César Santos Júnior; Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ariel Castro Alves); Coordenadora-Geral do Sistema Socioeducativo (Mayara Silva de Sousa); Presidente do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo -FONACRIAD (Sorimar Sabóia e Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (Dra. Rita de Oliveira).
A programação prossegue no período da tarde com o painel que apresenta a nova coordenação do SINASE: expectativas e desafios; Nesta quinta-feira, 27, será apresentado o Estatuto do FONACRIAD pela diretoria executiva. Haverá também a decisão sobre o tema da Carta do 1º FONACRIAD. No encerramento, na sexta-feira, 28: discussão dos temas apresentados, produção de documentos e encaminhamentos, além da leitura e aprovação da Carta do FONACRIAD/Brasília-DF. (O evento será transmitido pelo youtube)