Comitiva do TJ-RN faz visita técnica ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI)

5 de maio de 2023 - 11:49

Texto e fotos: Cecília Marques

Comitiva do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (UGE) realizou, na última quinta-feira, 4, uma visita técnica ao Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente, em Fortaleza. O objetivo foi  conhecer o gerenciamento do núcleo e os órgãos envolvidos nas práticas judiciais da criança e do adolescente. A visita técnica percorreu o Ministério Público, a Defensoria Pública, da Segurança Pública e da Assistência Social, Educação e Saúde, a Perícia Forense, a Unidade de recepção Luís Barros Montenegro, a 5ª Vara da Infância e da Juventude,  a delegacia e o Tribunal de justiça do Ceará voltados para criança e adolescentes que cometeram atos infracionais.

“Missões técnicas como esta são importantes, pois permitem um olhar para as diferentes realidades e experiências positivas do País, como forma de parâmetro e tomada dos novos passos. Podemos elencar vários pontos positivos na visita, mas pontuamos o nível de Integração e diálogo dos diversos órgãos que compõem o Núcleo, sem que isso comprometa as atribuições de cada ente. Além disso, a gerência do espaço como um todo também nos chamou atenção.”, comentou a assistente social do TJRN, Barbara Medeiros.

Para Ana Cruz, coordenadora de Monitoramento e Avaliação Das Medidas da Seas, “ é importante receber visitas de outros estados, pois significa que nosso trabalho está sendo reconhecido e que estamos no caminho certo. Essa troca de informações e de experiências muito nos engrandece também, pois eles (estados) também veem com uma bagagem”.

A visita foi acompanhada pela coordenadora, Ana Cruz, pelos delegados, Levy Louzada e Solange Dantas, pelo diretor da unidade de recepção, Weyds Cavalcante, pelo responsável do núcleo da Perícia Forense, William Parente e pelo oficial de justiça atuante da 5° vara, Evandro Júnior.