Eixo de Saúde de SEAS realiza palestra sobre Hipertensão Arterial

18 de maio de 2023 - 11:15

 

 

No Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (17/05), colaboradores da Superintendência do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará (SEAS) participaram de uma palestra no auditório da unidade, com aferição de pressão arterial no início da roda de conversa. O evento foi organizado pelo eixo de Saúde, por meio do Núcleo de Promoção de Saúde do Trabalhador, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a pressão alta e desmistificar mitos sobre o assunto.

A palestra foi realizada pela enfermeira, Luciana Lima, a nutricionista, Rosilene Nascimento e pelo educador físico e assessor técnico da SEAS, Beto Vieira, e perpassou por assuntos como, causas, complicações, fatores que predispõem, sintomas, diagnóstico, cuidados com a pressão arterial e a importância de exercícios físicos.

Para Luciana, “ a ação de conversar sobre hipertensão arterial é fundamental para os trabalhadores da socioeducação, pois visa prevenir doenças, promover o bem-estar, servir de exemplo para os adolescentes, estimular hábitos saudáveis e cuidar da saúde ocupacional, declara”.

Durante a apresentação, Beto Vieira, reforçou a importância de um acompanhamento profissional na prática de atividade física e também da orientação médica com medicamentos, se necessários. E, ainda, mostrou como exercícios aeróbicos podem ser melhores para quem tem pressão alta.

Por fim, Rosilene apresentou um cardápio com alto teor de sódio e outro com baixo teor, bem como a apresentação de exemplos de substituições simples para reduzir o consumo diário de sal. Além disso, a nutricionista também deu dicas de como mudar a alimentação de forma saudável.