Produções fotográficas de socioeducandos participam de exposição

25 de maio de 2023 - 15:56

Texto e Fotos: Cecília Marques

 

A Superintendência do Sistema Socioeducativo, em parceria com o Museu da Fotografia abriu, nesta quinta-feira, 25, uma exposição fotográfica denominada “Projeto despertando olhares” de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação dos CS Dom Bosco e CS Patativa do Assaré. As fotos utilizadas foram capturadas pelos jovens nos próprios Centros Socioeducativos. A exposição será encerrada nesta sexta-feira, 26.

Para a produção das fotos foram escolhidos espaços abertos e arborizados do centros socioeducativos que pudessem despertar novos olhares nos adolescentes. “ Nós ficamos muito impressionados com o desempenho dos jovens, pois no decorrer do curso percebemos que eles puderam apreciar a arte e realmente vivenciar a proposta do que é a fotografia”, enfatizou o diretor do CS Patativa do Assaré, Jario Andrade.

Sentir a fotografia

Um dos adolescentes que participou do projeto declara que o principal ponto positivo foi sentir a fotografia como algo importante e que vale a pena vivenciar. “Quando comecei o curso foi realmente para passar o tempo, mas no decorrer do processo pude descobrir várias coisas através da fotografia e uma delas foi que eu posso, quem sabe, trabalhar com isso no futuro”, avalia.

Silvio Frota, diretor do museu da fotografia, destacou o trabalho realizado junto aos socioeducandos.” É muito importante para esses jovens terem a oportunidade de desenvolver a sensibilidade, principalmente, para coisas que eles nunca pensaram antes. O papel do museu é inserir todas as pessoas na arte, através da fotografia ”, afirmou.

Ocupação de espaços

Para a Assessora Especial de Gestão e Comunicação, Larissa Camerino, “O Projeto Despertando Olhares possibilitou aos jovens um contato inicial com a Fotografia em nível de imersão, de produção de conteúdo e de construção de materiais. A parceria com o Museu da Fotografia faz menção ainda à ocupação desses espaços físicos por parte de uma juventude ativa, que precisa cada vez mais ter acesso a oportunidades e novas possibilidades.”