Comitiva de gestores do Piauí fica impactada com visita realizada ao Centro Socioeducativo de Sobral

26 de maio de 2023 - 11:20

“Saimos esperançosos ao ver o compromisso que o estado do Ceará tem com o socioeducativo, com resultados positivos em todas as esferas. Almejo que o Poder Executivo e Judiciário do Estado do Piauí, se espelhem no Ceará, para que execute e aplique da melhor forma, atendendo de fato as diretrizes da Lei do Sinase, o que preconiza o ECA. Ficamos impactados com tudo o que vimos”.

O depoimento é da juíza da 2ª Vara da Infância e Adolescência do Piauí, Drª Elfrida Belleza, que acompanhou a comitiva que visitou nesta quinta-feira, 25, o Centro Socioeducativo e Centro de Semiliberdade, ambos em Sobral. O objetivo da visita foi conhecer o Centro Socioeducativo e a metodologia de trabalho para contribuições na elaboração do projeto arquitetônico de construção da nova Unidade de internação no Piauí.

A Drª Elfrida Belleza aproveitou para agradecer a calorosa recepção de diretores e técnicos que fazem o socioeducativo de Sobral: “Parabenizá-los pela bela estrutura física e humana, organização impecável, capacitação dos socioeducadores e, o mais importante: a empatia em proporcionar aos socioeducandos as melhores vivências e garantidas dentro da unidade com o fito de ressocializálos, de fato”, pontuou.

Referência Nacional

Pelo trabalho realizado em quase sete anos de existência, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) é uma referência nacional no sistema socioeducativo. Várias comitivas de estados brasileiros já visitaram os centros socioeducativos do estado do Ceará com o objetivo de adquirir conhecimento e aplicar boas práticas em suas unidades socioeducativas. Em Sobral, por exemplo, o Centro Socioeducativo de Sobral foi construído dentro dos padrões arquitetônicos estabelecidos pela Lei Federal, Nº 12.594/2012, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que cometem ato infracional.

O estado do Piauí veio representado também pela superintendente dos direitos humanos, Drª Sônia Maria Dias de Sousa; da Promotora de Justiça, Drª  Francisca Vieira e Freitas Lourenço; dos  engenheiros civis, Heitor Abreu e Tatiany Márcia Ribeiro, bem como  arquiteta Maria Carvalho Pinto, a gerente de Internação, Odaisa de Jesus Teixeira, a gerente do atendimento inicial, Valdirene Pinheiro Dias, e a assessora de magistrado, Thaís Tâmara de Sousa Lopes.

A visita foi acompanhada pela chefe de gabinete Fabiana Pimenta; a coordenadora de Infraestrutura e Logística, Bianca Lobo; o diretor do Centro Socioeducativo de Sobral, Francisco Martins; o coordenador de segurança, Ivanildo Souza; a coordenadora técnica, Brígida Lima, e o gerente Cláudio Porto.