Dia D contra homofobia discute a Igualdade de Gênero e Respeito à Diversidade

2 de junho de 2023 - 11:21

Texto: Cecília Marques e Marconi Alves Fotos: Marconi Alves e Cecília Marques

O Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota foi palco de um evento marcante na luta contra a homofobia e pela igualdade de gênero. O “Dia D Contra a Homofobia” foi promovido pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e teve como objetivo principal conscientizar trabalhadores e adolescentes sobre a importância do respeito à diversidade.

No período da manhã, o evento iniciou com uma série de palestras direcionadas aos trabalhadores do Centro. Mariana Pinheiro, assessora técnica da célula de atenção primária da SMS Fortaleza, abordou o tema da igualdade de gênero e respeito à diversidade, enfatizando a importância de criar ambientes inclusivos e livres de preconceitos.

Em seguida, a enfermeira Janete Romão do Projeto “A Hora é Agora”, também da SMS Fortaleza, apresentou uma palestra sobre violência de gênero, relações tóxicas e prevenção às IST/Aids. Por meio de uma abordagem clara e informativa, a enfermeira destacou a necessidade de promover relacionamentos saudáveis e a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Roda de Conversas

Após as palestras, os técnicos da Seas realizaram um fechamento em formato de roda de conversa, proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre os temas abordados durante a manhã. Essa dinâmica permitiu que os participantes compartilhassem suas experiências e pontos de vista, fortalecendo a conscientização e o engajamento de todos.

No período da tarde, o foco do evento voltou-se para as adolescentes em cumprimento de medidas no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. Foram realizadas diversas oficinas com o intuito de promover a expressão e conscientização sobre orientação sexual, identidade de gênero e relações saudáveis.

A psicóloga Taline de Souza Martins, do Centro Socioeducativo Canindezinho, foi responsável pela facilitação da oficina de arte, que proporcionou um espaço seguro para que as participantes pudessem expressar suas emoções e discutir temas relevantes para o seu desenvolvimento.

Em paralelo, uma oficina esportiva abordou o tema “Fortalecimento e trabalho em equipe: o cuidado com o corpo e a prevenção das IST/Aids”. Professores convidados de outros centros socioeducativos, sensíveis à temática, participaram dessa atividade, incentivando a prática esportiva como meio de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Ocupação de espaços

O atleta de vôlei, Evaldo André e a atleta de MMA, Diana Barreto também estiveram presentes no evento do centro socioeducativo Aldaci Barbosa Mota e falaram da luta de pessoas LGBTQIA+ contra o preconceito no esporte. Para Diana, atleta trans, é muito importante ocupar os espaços e mostrar para o público LGBT que eles podem ser atletas profissionais.

Ao final das oficinas, foi realizada uma roda de conversa mediada pelos técnicos da Seas, onde as adolescentes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados. Essa troca de vivências fortaleceu os laços de solidariedade e empatia, além de fomentar o respeito à diversidade e combater a homofobia.