Diálogo entre instituições marca primeira reunião da Comissão Intersetorial
15 de junho de 2023 - 16:08
Texto: Marconi Alves Fotos: Cecília Marques
“Para o trabalho da política socioeducativa, não há socioeducação sem diálogo interinstitucional. E essa reunião é exatamente isso: o diálogo ente todas as instituições, Sistema de Justiça, Estado nas suas diversas setoriais que têm uma interseção com o atendimento socioeducativo e o município”.
A opinião da promotora de justiça, Drª Antônia Sousa, resume o que foi a primeira reunião da Comissão Intersetorial do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo realizada nesta quarta-feira, 14, na sede da Escola de Gestão Socioeducativa.
E o diálogo é palavra-chave entre os 28 representantes de instituições que compõem a Comissão Intersetorial, presidida pelo superintendente da Seas, Roberto Bassan. Esse primeiro encontro contou com a presença da coordenadora geral da Diretoria de Proteção da Criança e do Adolescente, Mayara Silva Souza, representando o Governo Federal; da deputada estadual Jô Farias, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará; ,da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, a secretária-executiva da Casa Civil, Joelise Collyer e demais membros.
Experiências
Cativo em todos os encontros da Comissão, o juiz da 5ª Vara da Criança e do Adolescentes, Dr. Manoel Clístenes, disse que saiu muito feliz da reunião porque sentiu que as instituições estão interessadas em colaborar com o sistema socioeducativo: “ Todos trazem suas experiências e podemos traçar estratégias importantes que visam beneficiar adolescentes em conflito com a lei. Nós aprendemos muito a cada encontro”, comentou o magistrado.
Seduc presente
Para o coordenador de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Secretaria de educação (Seduc), Wílson Fraga, a reunião da Comissão Intersetorial é um trabalho coletivo para o desafio do socioeducativo:
“Saio daqui muito feliz, contente com o que vi. A Seduc já vem há muito tempo participando do socioeducativo, mas eu vejo que a abertura que a Comissão faz a partir de hoje, torna-se muito maior pra nós também. Acabo de sair de uma reunião com um grande quantitativo de parceiros. Esse é o caminho: dialogar e encontrar soluções”, pontuou.
A secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, que recentemente ministrou uma Oficina sobre o combate ao racismo, no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL), afirmou que a cada ano a Comissão se consolida e faz um trabalho muito interessante: “Gosto muito das coisas bem organizadas. O socioeducativo do Ceará está de parabéns e o que eu puder colaborar, estarei sempre presente e a favor da garantia de direitos”, colocou.
De acordo com Ana Cruz, que coordena as reuniões da Ciseas, o calendário prevê mais dois encontros, nos dias 9 de agosto e 11 de setembro.