Protagonismo dos jovens é destaque no Primeiro Seminário Novas Trilhas

16 de junho de 2023 - 20:46

O jovem sobe ao palco, fala da sua experiência pós-medida e emociona a todos os presentes. “Eu posso ser novamente cidadão”. Momentos especiais como esse aconteceram durante o I Seminário do Projeto Novas Trilhas, na manhã e tarde desta sexta-feira, no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar.

O Projeto Novas Trilhas é executado em parceria com a OSC Luta pela Paz e coordenado pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do Programa de Oportunidades e Cidania (POC).

Ampliação do Programa

Na abertura, após agradecer ao trabalho do projeto Novas Trilhas, que completou pouco mais de um ano com o POC, o superintendente da Seas, Roberto Bassan, anunciou que o Programa será ampliado para os 10 maiores municípios do Ceará: “Aqui agradeço ao governador Elmano de Freitas e à secretária da Proteção Social Onélia Santana. Nós tivemos todos os Maps propostos aprovados pelo governador. Teremos os recursos necessários para investir no Socioeducativo”, comemorou.

O município de Sobral esteve representado por jovens que participam das atividades do projeto Novas Trilhas, profissionais das unidades socioeducativas e pela Juíza da Infância e Juventude, Dra. Kathleen Kilian.

A magistrada ressaltou a importância do engajamento do projeto Novas Trilhas com o Sistema de Justiça no município de Sobral : “Nesse primeiro ano tivemos um bom aprendizado. Espero que o programa se fortaleça, se expanda e que estado do Ceará seja referência para todo o Brasil”, reforçou.

Parceria com a Seas

Também participaram da abertura o secretário da Juventude de Fortaleza, Davi Gomes e a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça, Nádia Bortolloti. Davi falou da parceria com a Seas e parabenizou todos os profissionais que trabalham no projeto. Já Nádia Bortolotti afirmou que está sendo uma experiência enorme trabalhar com os projetos e destacou as audiências concentradas realizadas em Fortaleza e Sobral.

Experiências

Na Programação, os estados do Ceará e Bahia apresentaram suas experiências com os programas pós-medida. A assessora especial de gestão e comunicação da Seas, Larissa Camerino, apresentou o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). Já a diretora adjunta da Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia, Fabiana Burity, mostrou a experiência de seu estado nas ações do pós medida. Fabiana aproveitou para elogiar os avanços do estado do Ceará na socioeducação: “Saio daqui com uma bela impressão”, destacou.

No período da tarde foi realizada a mesa de debate “Olhares Cruzados” com a participação de representantes da defensoria pública, do Programa Virando o Jogo, da SDHDS, bem como de jovens e familiares. As unidades socioeducativas foram representadas pela diretora do CS Zequinha Parente, Andreyssa Magalhães.

Ao final, artistas fizeram apresentações de dança e rap e houve espaço para confraternização entre os presentes.