Adolescente do Dom Bosco é campeão da 2ª Olimpíada de Xadrez

21 de junho de 2023 - 16:27

Texto e Fotos: Cecília Marques

 

Damas à mesa, tabuleiros organizados, peças brancas de um lado e pretas do outro. Nesse ritmo esportivo, ocorreu a 2ª Olimpíada de Xadrez das unidades socioeducativas de Fortaleza. Ao todo, 10 adolescentes participaram da disputa pelo xeque-mate, que foi promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), nesta quarta-feira, 21, no CS Passaré. De formato eliminatório, os participantes disputaram os três primeiros lugares do pódio, e foram premiados com troféus e medalhas. O adolescente vencedor faz parte do CS Dom Bosco.

A idealização do projeto surgiu de reuniões entre as professoras de Matemática Lara Pinheiro, Fabiene Coutinho e Thamires do Carmo. De acordo com Lara, “com o xadrez, podemos trabalhar a lógica matemática, mas, além disso, podemos ensinar habilidades como paciência, equilíbrio, atenção, agilidade e autocontrole. Com esse jogo, o adolescente também aprende que é capaz de fazer coisas que ele não imaginava”, declara.

Para um jovem participante da Olimpíada, o xadrez o ensinou novas competências: “Com o jogo eu consegui abrir a mente e desenvolver capacidades que eu não sabia que tinha. Além disso, percebi como os estudos são importantes e como a matemática está presente no nosso dia a dia.” O socioeducando conta, ainda, que a professora Lara foi a principal incentivadora para ele aprender as técnicas do esporte.

Seduc presente

“Nós da Seduc ficamos muito felizes quando nossos professores chegam com esse tipo de iniciativa. Isso nos mostra que os educadores que trazemos para os centros não vêm só com uma visão de conteúdo e, sim, com ideias inovadoras para promover as matérias da sala de aula. Esse projeto é incrível porque tem tanto o lado pedagógico como o lado social, declara o gestor da coordenadoria de educação em direitos humanos, inclusão e acessibilidade da Seduc, Wilson Fraga

O projeto

A primeira Olimpíada de xadrez ocorreu em 2022 entre os centros socioeducativos Dom Bosco e Patativa do Assaré. Já este ano, o campeonato foi expandido para todos os centros socioeducativos de Fortaleza.

Para Fabiene Coutinho, o principal objetivo da olimpíada de xadrez, que é trabalhar o raciocínio lógico dentro de uma perspectiva de interação, de inclusão, de participação, de coletividade, está sendo alcançado. “Tivemos grandes resultados desde que o projeto xadrez foi incluído nos centros socioeducativos e pretendemos, cada vez mais, expandir para que mais jovens participem.