Jovens do Aldaci Barbosa conquistam a 1ª Regata do Projeto Canoa Viva

22 de junho de 2023 - 13:55

Texto: Cecília Marques Fotos: Cecília Marques e Marconi Alves

É campeão. Foi nessa entonação que os jovens do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa conquistaram a 1ª regata do projeto Canoa Viva, nesta quinta, 22, evento realizado na Beira-Mar. Com um circuito composto por dois quilômetros de extensão marítima, os CS Dom Bosco, Patativa do Assaré e Aldaci Barbosa disputaram o troféu em 3 canoas havaianas das cores verde, azul e vermelha, respectivamente.

Para participar da disputa, os adolescentes vinham realizando aulas de canoagem com os profissionais da Kayakeria Cearense, escola de canoa e esportes aquáticos. De acordo com Galdino Malandrinho, sócio-proprietário da empresa, “ com a canoagem despertamos o interesse dos jovens para algo novo que também pode ser uma fonte de renda”. O empresário reforça que o esporte de um modo geral pode mostrar novos caminhos para os socioeducandos.

Para um adolescente do CS Dom Bosco que participou da disputa, a corrida foi emocionante. “ Eu ainda não sinto meus braços direito, mas valeu a pena competir e estar aqui. Foi uma experiência realmente diferente e eu espero que na próxima a gente consiga levar o título para o nosso centro”.

Canoa Viva

Desde 2022, o Projeto Canoa Viva vem transformando a vida dos adolescentes em cumprimento de medidas da capital cearense. Desenvolvido pela Superintendência do Sistema Socioeducativo do Ceará, por meio do eixo de arte, cultura, esporte e lazer, em parceria com a Kayakeria Cearense, o projeto oferece atividades de canoagem para jovens do centro com o objetivo de incentivar a prática de esporte, a coletividade e a união.

As competições devem ter um intervalo de três em três meses para os jovens se preparem física e psicologicamente. O superintendente da Seas, Roberto Bassan, também amante do esporte, fez a entrega do troféu aos campeões do Aldaci Barbosa Mota: “A canoagem renova a minha conexão com o mar”, afirmou.