Grupo indígena faz apresentação para adolescentes do CS Dom Bosco

13 de julho de 2023 - 11:29

 

Uma visita especial encantou os jovens do Centro Socioeducativo Dom Bosco, nesta quarta-feira, 12. Um grupo de índios da etnia Fulni-ô, significa beira do rio, esteve no centro socioeducativo para mostrar um pouco da cultura indígena. A atividade faz parte da iniciativa da Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo (Seas), por meio do eixo arte, cultura, esporte e lazer para promover a valorização da cultura indígena-brasileira.

Os quatro índigenas que participaram da atividade estão fixados na região de Pernambuco. Eles vieram a convite de Juliana Marinho, que já atuou no sistema socioeducativo no eixo de arte, esporte, cultura e lazer. A etnia já existe há 300 anos e surgiu a partir de um reagrupamento de diversos povos indígenas que habitavam a região.

“O objetivo é mostrar a importância do nosso passado, a história do nosso povo e o presente, como vivemos. Isso é uma missão”, destacou o índigena Wiin’thê leownehô (calado de mentira) ou nome em português, Juracy Matos.

Além de promover um bate-papo com os adolescentes, os índigenas mostraram danças e cantos típicos. “Eu achei tudo muito diferente. É legal ver a cultura deles de perto, achei tudo muito legal, principalmente, o idioma que eles falam”, afirmou um jovem do CS Dom Bosco.

Cultura

Emocionada, uma das psicólogas do Centro, Yasmin Maia, falou que foi muito importante essa visita e que considera que todos os encontros que mostrem novas culturas, novos modos de pensar, de agir e sentir relevantes para a formação do indivíduo.