Adolescentes aprendem a arte do grafite durante oficina no CS Canindezinho

14 de julho de 2023 - 17:14

 

Ao menos 15 jovens do Centro Socioeducativo Canindezinho, em Fortaleza, aprenderam grafite na oficina realizada em parceria com o Instituto de Juventude e Inovação (IJI). As aulas foram ministradas pelo artista Hirlan Moura, colaborador do IJI, que destaca a oportunidade de levar mais cor para a vida dos jovens. 

O facilitador do curso explica que o grafite é uma arte urbana que, através de traços expressivos, revitaliza espaços ou, ainda, mostra sentimentos. Para ele, a arte pode se tornar uma ferramenta importante no processo de ressocialização desses jovens.

 

“No primeiro momento, contei a história do grafite no Brasil e em Fortaleza. Fui apresentando as técnicas do grafite e aos poucos como mexer com spray. Com o grafite os adolescentes podem expressar o que estão sentindo por meio da arte. O mural que pintamos no decorrer do curso permitiu que eles colocassem para fora muitos sentimentos.

Para a mãe de um dos adolescentes presente na entrega dos certificados do curso, “ foi muito bom para ele aprender uma arte nova. Sei que muitos vivem, exclusivamente, do grafite. Quem sabe meu filho segue no mesmo caminho. Sei que ele está feliz e eu também estou por mais uma etapa vencida.

De acordo com a coordenadora técnica do Canindezinho, Verônica Alcântara, a intenção foi aproximar os adolescentes da arte e proporcionar novas experiências. O mural que eles pintaram, no final do curso, reflete que muitos têm habilidades artísticas que precisam ser mais exploradas.