Seas representa o Ceará na Segunda Reunião Técnica do Fonacriad em Aracaju
24 de agosto de 2023 - 16:40
A Seas está participando desde a última quarta-feira, 23, da Segunda Reunião Técnica do Fõrum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), em Aracaju. O Ceará está representado pelo superintendente, Roberto Bassan, e pela Assessora Especial de Gestão e Comunicação, Larissa Camerino. O evento conta com representantes de 25 estados brasileiros.
A abertura aconteceu na quarta-feira pela manhã na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem) com apresentação artística de adolescentes. Em seguida, as falas institucionais do Ministério da Educação; do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva; da presidente do Fonacriad, Sorimar Sabóia e de representantes do estado de Sergipe. A palestra de abertura teve como tema: A educação Formal na Socioeducação.
No período da tarde, a reunião ocorreu no Serviço Social do Comércio (Sesc). Às 14 horas, no Painel I falou o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira Abreu. Também houve a participação da Coordenadora Geral do Sinase, Mayara Silva de Sousa com informes sobre a instituição. O primeiro dia foi encerrado com o diálogo com os gestores estaduais.
Foco na educação
O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto, declarou que o encontro repercute de maneira ampla mas administrações estaduais: “A repercussão é na administração das medidas socioeducativas, no alinhamento, na discussão das temáticas que envolvem a aplicação das medidas. Aqui, o foco é educação, como nós sabemos, pra qualquer pessoa, educação é um instrumento fundamental e essencial para o desenvolvimento humano, frisou o secretário.
Já a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania de Sergipe, Érica Mitidieri, celebrou o encontro reforçando a sua importância para as medidas socioeducativas no seu estado: “Observamos a necessidade de fortalecer o trabalho em rede, criar pontes e facilitar o acesso para todos, e isso é o que o Fonacriad está realizando, pontuou a gestora.
Carta de Sergipe
A programação desta quinta-feira, 24, começou às 9h com a apresentação da Carta de Sergipe, bem como apresentação e aprovação do Estatuto do Fonacriad. Na sequência o Estado do Maranhão apresentou a sua experiência no sistema socioeducativo, expondo sobre a Separação dos Adolescentes de acordo com o Eca e o Sinase.
Houve também relatos de gestores dos outros estados sobre a Educação no Sistema Socioeducativo. A Segunda Reunião Técnica do Fonacriad será encerrada nesta sexta-feira, 25, apresentando Informes dos Grupos de Trabalho e a Leitura e aprovação da Carta do Fonacriad/Sergipe.