Profissionais da Seas participam de Terapia Comunitária Integrativa
18 de setembro de 2023 - 16:30
O Eixo de Saúde da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) articulou, no último final de semana, um momento de cuidado externo, pensando na saúde mental dos profissionais. O evento ocorreu na Oca de Saúde Comunitária, no Jangurussu. Os servidores participaram de uma Terapia Comunitária Integrativa (TCI).
A Oca de Saúde Comunitária trabalha com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Essas práticas têm como intuito promover ações de promoção e prevenção à saúde.
A primeira Sexta do Cuidado foi conduzida pela Sra. Fátima Tibiriçá, índia da tribo dos Canindés, do município cearense de Aratuba, terapeuta holística, integrante do coletivo Articulação Nacional de Educação em Prática Popular de Saúde. Fátima trabalhou os sentimentos apresentados pelo grupo, na perspectiva de cura e liberação de energias negativas.
“Foi uma manhã de acolhimento de demandas individuais, mas também demonstrou a importância da coletividade. Em uma das atividades realizadas, ficou evidente a necessidade da rede de apoio nas nossas vidas, sobretudo quando a Sra. Fátima trabalhou o “desatar de nós” sem soltar a mão da rede de apoio. A Terapia Comunitária Integrativa é uma teia em constante construção”, pontuou Ilana Moura, coordenadora do eixo saúde da Seas.
Para a assessora da Cegep, Glória Marques, o encontro na OCA da Saúde foi um abraço da mãe terra ao divino que há em mim. Foi um encontro com minha ancestralidade me propondo um singelo, “reconhecer-se”, e um profundo questionamento do por vir. A OCA é única, cada um recebe aquilo que lhe for de direito”, afirmou.