Trabalho da Seas é destaque no Bom Dia CE

4 de outubro de 2023 - 19:14

As ações da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) foram destaque no Bom Dia Ceará desta quarta-feira, 4. Durante a entrevista, o superintendente Roberto Bassan compartilhou detalhes do compromisso do Governo do Estado com o atendimento de jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com foco na escolarização formal e na qualificação profissional. Atualmente, o sistema está atendendo 488 jovens e o destaque recaiu sobre os resultados que estão sendo alcançados na garantia de direitos.

No decorrer da reportagem, Bassan enfatizou os protocolos e processos instalados no âmbito do sistema socioeducativo do Ceará, com ausência de rebeliões e fugas e outras situações de crises graves. Esse resultado positivo é fruto do incansável trabalho realizado por uma equipe dedicada, composta por diretores, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e socioeducadores. Esses profissionais desempenham um papel fundamental no atendimento especializado a esses jovens, oferecendo-lhes oportunidades para um futuro mais promissor.

Além desses pontos, foi mencionada a consolidação do processo de acompanhamento de jovens em pós-medida socioeducativa, ressaltando que o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) será ampliado para os 10 maiores municípios do Estado, como parte das ações do Programa de Prevenção à Violência (Previo).

O êxito do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo reforça a aplicação das diretrizes do SINASE no contexto do Estado do Ceará e demonstra o comprometimento das autoridades e profissionais envolvidos na construção de um ambiente seguro e propício à socioeducação desses jovens.

Alguns Resultados do trabalho da SEAS em 2023

Os resultados obtidos pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), no ano de 2023, estão sendo significativos. Confira:

Reconhecimento dos Avanços do Sistema Socioeducativo pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos;

Redução a zero dos números de situações de crises graves (Rebeliões e Fugas nos Centros Socioeducativos);

Aumento de 115% de participação de jovens no ENEM

Número recorde de jovens inscritos para a prova do Encceja

Mais de 1000 certificações em cursos de Qualificação Profissional, incluindo parcerias com SENAC, SESI, SENAI e a Secretaria da Proteção Social.

Lançamento do Edital que amplia o Programa de Oportunidades e Cidadania para os 10 maiores municípios do Estado, no âmbito do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência, para atender jovens e familiares em pós cumprimento de medidas socioeducativas.

Capacitação e Certificação de mais de 980 servidores pela Escola de Gestão Socioeducativa

Referência para outros Estados com o Núcleo de Atendimento Integrado e a realização de atividades externas no âmbito de Cultura, Esporte e Lazer.