Seas participa de Workshop sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho

18 de outubro de 2023 - 21:52

Representantes da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participaram de Workshop: A Atuação das Instituições/Empresas Públicas Federais na Efetivação da Política Nacional no Âmbito dos Sistemas Prisional e Socioeducativo, nesta quarta-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em parceria com a Secretaria especial de Assuntos Federativos e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e FIEC.

O Workshop teve como principal objetivo sensibilizar gestores das instituições públicas federais no Estado do Ceará para a questão da reinserção das pessoas egressas do sistema prisional e jovens pós medida, por meio de cotas de trabalho e emprego.

Em sua fala, o superintendente da Seas, Roberto Bassan, ressaltou a mudança de perspectiva ocorrida com a criação da superintendência em 2016, passando de um modelo punitivo para um modelo educativo.

Bassan destacou o importante trabalho de qualificação dos jovens e profissionais do sistema socioeducativo e apresentou o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), dando ênfase às ações desenvolvidas em parceria com o SENAI e SESI/Edu Livre, por meio de formações em competências socioemocionais e cursos de qualificação.

 

Referência nacional

Ilário Marques, representante da presidência da República, elogiou o modelo adotado pelo estado do Ceará na inserção de egresso no mercado de trabalho: “Somos referência nacional, gerando debates e fomentando políticas públicas nesta seara pelo país”, pontuou.

O desembargador do TRT-7, Antônio Parente, reconheceu a importância da inserção dos egressos do sistema prisional e dos jovens pós medidas do sistema socioeducativo e que a indústria tem interesse de absorver essa mão de obra.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou a parceria com o sistema prisional e a importância da sociedade em receber e gerar oportunidades para os egressos.

Já o diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI/CE, Paulo Holanda, reconheceu publicamente o trabalho desenvolvido pela Seas sob o comando do superintendente Roberto Bassan, como “um divisor de águas e que os números e o clima de pacificação são a prova disso”, elogiou.

No período da tarde, representantes da Seas participaram de uma reunião técnica sobre os desdobramentos para a expansão nacional do projeto e próximos passos.