Livro Recomece apresenta protagonismo dos jovens em redações e oficinas de arte

21 de novembro de 2023 - 11:41

Texto: Marconi Alves Fotos: Cecília Marques Ascom Seas Carlos Gibaja e Estácio Júnior (Casa Civil)

A Seas fez o lançamento do livro Recomece em solenidade com o governador Elmano de Freitas, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida e demais autoridades, no Museu da Imagem e do Som. O documento apresenta trabalhos dos jovens do sistema socioeducativo que participaram do 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, abordando o tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia de Acesso à Justiça.

Também foram promovidas oficinas de pintura com os adolescentes e jovens das unidades socioeducativas, com o objetivo de construir representações visuais a partir das redações, que também compuseram o livro. As oficinas foram orientadas pelo artista plástico Wânderson Petrova. Foram cinco meses de trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

“Estive à frente das oficinas de artes e vivências durante cinco meses, sempre provocando pesquisas e criando uma ambiência imersiva, por vezes performática com tudo que carreguei em minha bagagem didática, e sempre atento aos eixos temáticos, problematizações, e o ensino da arte, foi um processo árduo, intenso e respeitoso. Cada demanda aqui pintada expressa ou fotografada é para além de sincera! É uma afirmativa ! Estamos aqui, e se antes alguém pensou que alguns pássaros foram criados para estarem em gaiolas, hoje lutamos pelo voo e destruímos a gaiola”, pontuou Petrova.

Parcerias

Toda a ação foi realizada em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, por meio do Núcleo de Estudos Aplicados em Direitos, Infância e Justiça (NUDIJUS) e do grupo INDIGNA – Direito e Cidadania / Indignação e Conhecimento, da pós-graduação, bem como a Universidade Estadual do Ceará, por meio da coordenação do curso de Especialização em Direito da Criança e do Adolescente.

Educação Formal

O livro Recomece foi entregue ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, secretários de estado, deputados e outras autoridades presentes na solenidade com o ministério dos Direitos Humanos.

Para o superintende da Seas, Roberto Bassan, esse é um momento simbólico ao lançar o livro Recomece, um trabalho feito a muitas mãos, com profissionais do sistema socioeducativo, escolarização formal, Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará.

“Governador Elmano, o Recomece não tem a ver apenas com o verbo recomeçar, ele faz parte de uma metodologia de escolarização formal para os jovens do sistema socioeducativo que participaram do concurso de redação promovido pela Defensoria Pública da União, bem como um trabalho técnico junto com o artista plástico Wânderson Petrova, a universidade com o papel civilizador e o protagonismo dos jovens”, ressaltou Roberto Bassan.

A Seas registra e reconhece a valiosa contribuição das professoras Raquel Coelho (UFC) e Eveline Perdigão (Uece), que atuaram em toda a concepção do livro Recomece.

 

 

Você pode acessa o livro na íntegra AQUI