Seas lança livro Recomece em parceria com a Universidade Federal do Ceará

9 de dezembro de 2023 - 11:11

A Seas realizou, nesta sexta (08), lançamento do livro Recomece em parceria com a Universidade Federal do Ceará, no auditório da Faculdade de Direito. O evento foi marcado pelo compartilhamento de experiências sobre o processo metodológico do livro e as inspirações relacionadas à politica socioeducativa, tendo contado com a participação de docentes das áreas de Educação e Direito, representantes do sistema de justiça, profissionais da Seas e alunos(as) de graduação e pós-graduação das universidades Federal do Ceará e Estadual do Ceará, além de jovens das unidades socioeducativas que representaram os demais adolescentes envolvidos diretamente com a produção do livro. A presença dos(as) adolescentes no espaço foi destacada principalmente pela expectativa de que pudessem retornar àquele ambiente como alunos e alunas algum dia.

O livro Recomece apresenta trabalhos dos(as) jovens do sistema socioeducativo que participaram do 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), abordando o tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia de Acesso à Justiça”.

Segundo Raquel Freitas, professora e uma das organizadoras da obra, o Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (Nudijus) trabalha com o tema socioeducativo desde 2011 e, a partir de então, desenvolve várias atividades e pesquisas sobre o assunto. “ Esse livro veio de um projeto iniciado em 2018 junto com a Seas. A superintendência, inclusive, já havia nos convidado (Nudijus) para organizar e elaborar o (livro) Liberta com o trabalho das artes e nessa perspectiva do olhar do socioeducando. E agora demos continuidade a este trabalho com o novo edital da DPU”.

Para Wânderson Petrova, profissional da Seas e artista que ministrou oficinas de pintura e desenho para os adolescentes, todo o processo foi visceral e árduo durante os 5 meses em que ele percorreu os Centros Socioeducativos Canindezinho, Padre Cícero e Aldaci Barbosa. “ A oficina no início foi provocativa para que gerasse uma imersão e um questionamento de porque eu estou ali, o porquê de estar fazendo isso e para onde eu quero ir”, explica.

O artista, ainda, retrata que trabalhou com os jovens relações do teatro, da música, do desenho, da pintura e da poesia. “No livro, os socioeducandos mostram como as cores que aprenderam durante a oficina refletem sentimentos, os sentimentos tem um corpo e que corpo é esse? O objetivo era questionar eles mesmos”, elucida Wanderson.

“O Recomece é uma construção coletiva que parte de uma ideia e de vivências e de concepções construídas através da existência dos socioeducandos. Inicialmente, esse livro se propõe a falar de direitos, mas, na verdade, a obra fala sobre a vida deles e tudo que desenvolveram durante sua existência. Então, esse livro fala muito de como foi construída a subjetividade de cada um” evidencia a professora da Universidade Estadual do Ceará e também autora e organizadora do livro, Eveline Perdigão.

Você pode acessa o livro na íntegra AQUI