Um dia histórico para o Sistema Socioeducativo: Estudantes recebem certificação de Educação Formal

20 de dezembro de 2023 - 12:00

Texto: Marconi Alves (Ascom Seas) Fotos: Cecília Marques (Ascom Seas)

l

Terça-feira, 19 de dezembro. O sistema socioeducativo viveu um momento histórico e com bastante emoção para os presentes no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa. Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (SME), a Seas realizou a solenidade para comemorar a certificação de Educação Formal para estudantes em atendimento socioeducativo.

Foram certificados 11 jovens (nove concludentes do ensino fundamental e dois do ensino médio), além de 33 declarações por progressão de estudos, para jovens que avançaram um ano ou série na trajetória escolar. Houve também a solenidade de encerramento da campanha Doe Livros, Transforme Vidas, iniciativa do Ministério Público do Ceará.

Um momento para ser registrado e que terá um impacto significativo na vida dos 44 jovens que estiveram recebendo suas certificações, além de suas famílias, equipes das unidades, professores(as) e todos os demais que se motivam com a potencialização da vida estudantil desses adolescentes. Na fala do jovem orador da turma, ficou expressada a palavra agradecimento a todos os atores envolvidos no processo da educação formal nos centros socioeducativos: “Agradeço a todos os profissionais e professores que lutam por nossa reinserção na sociedade. Todos tiveram dedicação e paciência, aplicando seus conhecimentos para a nossa formação”, frisou o adolescente.

Emoção e reconhecimento

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, mostrou-se visivelmente emocionado com aquele momento que considerou um dos mais relevantes na sua vida na socioeducação: “Em 15 anos atuando no sistema socioeducativo, confesso que foi o mais emocionante nessa caminhada”. Bassan agradeceu a todos os parceiros que estiveram à frente desse processo da educação dos jovens nos centros socioeducativos do Ceará.

“O governador Elmano de Freitas foi extremamente sensível, aprovando todos os Maps de investimentos do sistema socioeducativo. Ele teve um cuidado e zelo com a Superintendência nesse processo durante este ano de gestão. Agradecer à secretária da Proteção Social, Onélia Santana que tem sido incansável nas nossas pautas. Lembrar também da nossa grande conquista que foi a aprovação do Concurso Público no sistema socioeducativo, com o trabalho importante da Secretaria do Planejamento”, reconheceu.

Roberto Bassan destacou as parcerias com a Secretaria da Educação do Ceará e Secretaria Municipal de Educação. Informou que a secretária da educação, Eliana Estrela, aprovou um grupo de trabalho intersetorial, com a inclusão dos atores do sistema de justiça para discutir um modelo educacional mais viável, com uma discussão metodológica para o sistema socioeducativo.

Representações Institucionais

Representantes de diversas instituições que colaboram diretamente com o sistema socioeducativo estiveram presentes na solenidade de certificação dos jovens e adolescentes. A juiza da infância e da adolescência de Sobral, Kathleen Kilian, veio especialmente prestigiar o evento: “Estou encantada com tudo o que presenciei aqui. Com certeza, esse modelo será implantado com nossos jovens em Sobral”, afirmou.

O secretário-executivo da equidade, direitos humanos, educação complementar e protagonismo estudantil, Hélder Nogueira, representou a secretária Eliana Estrela no evento e reafirmou apoio incondicional ao sistema socioeducativo, sempre em busca de mais conquistas e melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

Estiveram prestigiando a solenidade o subsecretário de Educação Jefferson Queiroz, representando a secretária municipal de educação, Dalila Saldanha; o deputado estadual, Renato Roseno; a procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), Dra. Elizabeth Almeida, além de representante da defensoria pública, diretores de escolas, sociedade civil organizada, professores e professoras, socioeducadores, diretores de centros, técnicos e familiares dos jovens concludentes.

No evento desta terça-feira, foi realizado também um agradecimento especial pelo encerramento da Campanha “Doe Livros, Transforme Vidas”, que resultou na doação de cerca de 11.000 livros para as bibliotecas do sistema socioeducativo. Participaram diretamente da ação o Ministério Público, a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Fortaleza e o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará.