Projeto Trilharte conclui Oficina de Capoeira no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa

11 de janeiro de 2024 - 15:47

O Projeto Trilharte, que faz parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), por meio da parceria entre a Seas e o Instituto Dragão do Mar, está realizando atividades no sistema socioeducativo do Ceará neste mês de janeiro. Nesta quinta-feira (11), aconteceu a última aula da Oficina de Capoeira ministrada pela professora Bia Facó para adolescentes do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota.

Participam do curso seis jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A professora Bia Facó ressalta a importância do projeto, destacando o sentido de ressocialização e reconstrução social, por meio da arte, da cultura, da música, dança e esporte: “Acreditamos nessa transformação a partir do nosso fazer artístico e cultural. Vem despertando no grupo esse sentimento de pertencimento, essa vontade de fazer o melhor”, assinalou.

Uma das jovens já conhecia a prática da capoeira antes de chegar ao Aldaci Barbosa e agora está aprimorando os movimentos: “É uma forma de ocuparmos a nossa mente. A gente começa e não quer parar. O projeto está de parabéns, pois temos todo o apoio e a professora é muito especial para nós”, afirma.

Outras atividades

O projeto foi retomado em agosto de 2023 com as visitas guiadas aos equipamentos do Instituto Dragão do Mar. Foram realizadas vivências e apresentações artísticas de Djs e Samba em Fortaleza e Slam (poesia recitada) em Sobral e Juazeiro do Norte.

No eixo dos esportes destaque para dois cursos de Futmesa, além da capoeira que está acontecendo no CS Aldaci Barbosa. Também estão sendo realizados cursos de Confeitaria no CS Dom Bosco; Artes Cênicas, no CS Canindezinho; Arte Urbana, no CS Cardeal Aloísio Lorscheider e Design Gráfico no CS Patativa do Assaré. Esse mês, também serão iniciadas as vivências artísticas de Reggae do passinho e Palhaçaria. O Projeto Trilharte está sob a coordenação de Natália Gois, com apoio da Social Media Aline Medeiros, a produtora Letícia Ribeiro e os educadores sociais Kelly e Bombril- IDM.