Seas planeja ações para Clube da Prevenção em parceria com Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas

1 de março de 2024 - 15:30

 

Na tarde desta quinta-feira (29), na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), a Coordenação de Monitoramento e Avaliação (Coaso) conduziu uma reunião sobre parcerias na área de prevenção com a presença da secretária executiva da política sobre drogas da SPS, Lidiane Nogueira, e coordenadora da pasta, Amanda Albuquerque. Diversos coordenadores da Seas também marcaram presença.

Ana Cruz, coordenadora da Coaso, mediou a reunião para discutir a implementação do Clube da Prevenção. A iniciativa é uma ação piloto a ser realizada no Centro Socioeducativo Canindezinho e está alinhada às metas do plano decenal de atendimento socioeducativo, na perspectiva de prevenção e conscientização sobre o tema.

As atividades incluirão rodas de conversas com adolescentes e profissionais, abordando a temática de prevenção ao uso de drogas. “Acredita-se que esta ação seja crucial e o sucesso será monitorado nos meses de março e abril”, ressaltou Ana Cruz. Caso os resultados sejam positivos, a iniciativa será expandida para outros centros socioeducativos.
O primeiro momento de sensibilização na unidade do Canindezinho começará na próxima terça-feira (5), seguido de capacitações para todos os profissionais.

A ação com os adolescentes será colocada em prática a partir do dia 27 de março.
Durante o encontro foi instalado um grupo técnico da Seas em parceria com SEXEC/PSD/SPS, visando à implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação do Clube da Prevenção nas unidades socioeducativas.
Também serão desenvolvidas ações, futuramente, com os familiares dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.