Seas repudia reportagem da TV Record que usa imagens de 2018 como se fossem atuais

25 de abril de 2024 - 14:47

 

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) reforça seu compromisso com a transparência na gestão e o combate à disseminação de informações falsas, repudiando, assim, a veiculação das imagens do Programa Domingo Espetacular, da TV Record, em 21 de abril de 2024. As imagens, de eventos ocorridos em 2018, não condizem com a atual realidade dos centros socioeducativos do Estado.

A Seas informa que não há registros de fugas, rebeliões, tumultos ou óbitos no ano de 2023, de acordo com o Relatório de Gestão, disponibilizado no site oficial. Há, ainda, uma drástica redução dos números de violações a integridade física dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Dr. Manuel Clístenes, juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, na entrevista concedida à TV Record, atribui também ao fato de não haver superlotação. “Como a capacidade não ultrapassa mais 100%, desde 2019, nunca mais houve uma grande rebelião aqui no estado do Ceará.”, afirma.

A Superintendência disponibiliza, para consulta pública, os Relatórios de Gestão, um registro histórico, com conceitos e avanços da Seas, desde a sua criação, em 2016, como prova tangível do compromisso com a verdade, transparência e do esforço em tornar o sistema socioeducativo do Ceará, uma referência nacional.

A prioridade da Seas é garantir que todas as atividades sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade, destacando as ações de escolarização, direito à atenção integral em saúde, qualificação profissional para o mercado de trabalho, oportunidades de convivência familiar e comunitária, bem como a inserção de jovens em atividades de arte, cultura, esporte e lazer.

Acesse os Relatórios de Gestão:

Relatório de Gestão 2016 – 2022

Relatório de Gestão 2023