Seas participa de Semana Cada Vida Importa e promove diálogo e oportunidades para a juventude cearense

22 de novembro de 2024 - 10:37

A Semana Cada Vida Importa, promovida pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), teve início na última segunda-feira (11), com atividades realizadas em Fortaleza até a quinta-feira (14). Na região do Cariri, a programação se estendeu até esta terça-feira (19), com uma agenda diversificada que incluiu rodas de conversa, oficinas culturais e uma feira de oportunidades. O evento teve como objetivo dialogar com a juventude e a rede intersetorial visando ampliar perspectivas, promover direitos e incentivar a inclusão social.

Um dos destaques da semana foi o lançamento da pesquisa “Vidas por um fio – Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”, apresentado na quinta-feira (14) no Kuya – Centro de Design do Ceará. O estudo traz reflexões sobre a vida de adolescentes que passaram pelo sistema socioeducativo, reforçando a importância da articulação entre governo e sociedade civil na construção de políticas públicas para a juventude.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) marcou presença no evento, representada pelo superintendente adjunto Marçal Cunha, que compôs a mesa ao lado de autoridades como a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; o coordenador de Intermediação de Mão de Obra do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Grijalba Marques; a secretária da Cultura do Ceará (Secult), Luisa Cela; o representante do Unicef no Ceará, Ruy Aguiar; o gerente de Monitoramento e Avaliação do PReVio, Everton Cabral; além do presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Alece, Renato Roseno.

A programação incluiu ainda apresentações culturais, como as de Eduardo Africano (Seas) e da turma de dança do Napaz Jangurussu.

A equipe do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), coordenada por Ligiane Morais, também participou com um estande informativo, acompanhada pelos assistentes técnicos Clarissa Passos e Pedro Alencar e grande parte da equipe do Projeto Novas Trilhas. O POC tem como foco o acompanhamento contínuo de jovens após o cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo suporte para sua reintegração à sociedade por meio de ações como inclusão no mercado de trabalho e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

No Cariri

Na última terça-feira (19), o Centro Cultural do Cariri recebeu duas apresentações que integraram a programação da Semana Cada Vida Importa. O espetáculo Lágrimas de um Palhaço trouxe uma performance vibrante, que uniu palhaçaria, art drag e elementos das artes visuais e cênicas para refletir sobre ausências e os vazios sociais que impactam o desenvolvimento humano, contando com a participação de uma jovem da Unidade de Semiliberdade de Juazeiro do Norte, dirigido por Wanderson Petrova.

Já os adolescentes do Centro Socioeducativo Padre Cícero, integrantes da Cia. de Teatro Ser Tão Menino, apresentaram o espetáculo KAIRÓS, dirigido por Cristiano Ramos e José Nilton de Souza, uma produção que exaltou o poder transformador da arte na valorização da vida e na construção de novos caminhos para a juventude. “A participação dos jovens do Centro Socioeducativo nesse evento é essencial, pois é por meio do protagonismo da juventude que construímos caminhos de transformação”, ressaltou a diretora do CSPC, Edineia Miranda.

Acesso aos resultados da pesquisa

A pesquisa “Trajetórias por um Fio” pode ser acessada via site do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, por meio do endereço eletrônico cadavidaimporta.com.br
Para aprofundamento no tema, sugere-se também consulta à pesquisa do Conselho Nacional de Justiça intitulada “Redução de adolescentes em medidas socioeducativas no Brasil (2013-2022): condicionantes e percepções”, disponível no endereço eletrônico www.cnj.jus.br
Está também disponível no site da Seas artigo com análise técnica sobre os resultados apresentados pelas pesquisas, reforçando o compromisso por uma política socioeducativa cada vez melhor.

 

Leia aqui o artigo.