Praticas Restaurativas: Governo lança pacote de ações nos Centros Socioeducativos

2 de junho de 2017 - 18:00

A apresentação do programa foi realizada nesta sexta-feira (2), no Cuca Mondubim

 

O novo modelo de gestão implantado nos centros socioeducativos do Estado do Ceará avança na construção de políticas públicas voltadas para a mediação e solução de conflitos e a ressocialização dos jovens. A iniciativa faz parte do Programa de Práticas Restaurativas proposto pelo Governo do Ceará em um dos eixos do Ceará Pacífico, através da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), apresentado nesta sexta-feira(2), no Teatro do Cuca do Mondubim em Fortaleza com a presença da Vice-Governadora, Izolda Cela.

O programa, que utiliza a metodologia de trabalho baseada nos preceitos da Justiça Juvenil Restaurativa, tem como premissa as seguintes ações e projetos: o Projeto Abraços em família, cujo objetivo é o fortalecimento do vínculo familiar; a Regulamentação das Visitas Familiares, que amplia o horário de visitas e enaltece a importância do acompanhamento da família pela equipe técnica da unidade; a Implantação das Assembleias com os Adolescentes, que incentiva a participação dos adolescentes nas rotinas dos centros; e a consolidação de comissões disciplinares.

Durante o evento, a vice-governadora destacou que esta é a oportunidade das pessoas resolverem conflitos a partir do diálogo. “É a maneira mais madura de se solucionar um conflito e garantir a melhora das relações entre as pessoas e isso vai permitir que os jovens dos centros socioeducativos possam encontrar uma solução para os conflitos que se apresentam para eles”, afirmou.


Para o Superintendente da SEAS, este é um marco histórico para a mudança da realidade dos Centros Socioeducativos. “É uma mudança significativa na cultura e na abertura de possibilidade de uma nova vida para os jovens que são atendidos por nós. Estamos implementando de fato uma política de integração dos adolescentes dos Centros à sociedade quando eles deixarem estes lugares”, disse Cássio Franco.


Os adolescentes participaram ativamente da solenidade com apresentações artísticas e culturais. Também no evento os adolescentes Mateus e Melquesedeque, relataram o processo de mudança pelo qual passaram, enfatizando tal contribuição para atualmente estarem inseridos no mercado de trabalho.

O superintendente Cássio Franco ainda formalizou a assinatura da portaria de regulamentação das visitas familiares. Estiveram presentes no evento o Secretário Adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social, Herman Normando; a Juíza de Direito Dra. Graça Quental, representando a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (CIJ/TJCE); a Promotora de Justiça Dra. Antônia Lima Sousa, representando a Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude; a Defensora Pública Dra. Érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias, representando o Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (NUAJA) e o Coordenador Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos, Demitri Cruz, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.


 

 

Fotografo/Governo do Ceará: Marcos Studart.

Governo do Estado do Ceará
Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965