Seas e Secult iniciam construção do Plano de Arte e Cultura para o Sistema Socioeducativo

7 de dezembro de 2020 - 17:16

Os jovens estão participando da fase de diagnóstico

O documento está sendo construído em parceria com a Seplag

A Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), estão elaborando um Plano de Arte e Cultura para os centros socioeducativos do Estado do Ceará. O documento visa nortear ações basilares da arte e da cultura no contexto socioeducativo, no intuito de mostrar suas múltiplas possibilidades e a fim de engajar os jovens do sistema socioeducativo com as ações dos equipamentos culturais do Estado.

O Superintendente da Seas, Ramom Carvalho, explica a importância da estruturação do Plano. ¨As ações de arte e cultura já são realizadas nos Centro Socioeducativos do Estado por meio dos eixos estruturantes da instituição. Com a construção do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo, verificamos a necessidade de incorporar a essa temática um viés de profissionalização nos centros socioeducativos, por isso a construção desse plano. ¨

No primeiro momento, foram feitas reuniões de trabalho entre a equipe da Seas e da Secult para realizar o alinhamento dos procedimentos. O primeiro passo concreto do plano é fazer um diagnóstico, para entender o funcionamento dos centros, como a arte e a cultura se inserem na rotina dos centros socioeducativos, para que, então, possa se construir as estratégias que serão adotadas no documento final.

Familiares também participaram

Na última semana, a primeira parte do diagnóstico começou a ser realizada com os jovens do Sistema Socioeducativo, por meio de oficinas de hip hop e grafite. Estão participando os centros socioeducativos de Sobral, Canindezinho, Aldaci Barbosa e Semiliberdade Mártir Francisca. A fase de análise também contará com a participação dos profissionais e familiares dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, que serão realizados em momentos posteriores.

A metodologia utilizada durante o diagnóstico está sendo realizada em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, como explica o Coordenador de Conhecimento e Formação da Secult, Ernesto Gadelha. ¨O Centro Cultural do Bom Jardim, por iniciativa da sua direção vem realizando ações direcionadas para unidades do sistema e nesse processo eles já possuem uma expertise que tem sido bem interessante agora para construir ações que venham a fundamentar a concepção e construção desse plano. Nesse sentido com seus próprios recursos o CCBJ elaborou uma ação artístico-cultural, que tem por finalidade, a realização de um diagnóstico a partir do qual a gente possa mapear ou prospectar informações que podem vir a subsidiar o plano de arte e cultura em construção.¨

As ações que serão construídas a partir do Plano não somente beneficiarão os adolescentes em cumprimento de medida, mas também pretendem envolver profissionais e familiares.

A perspectiva é que o documento seja lançado em junho de 2021.