Adolescentes participam de atividades gastronômicas

4 de janeiro de 2018 - 18:00

 

Com toucas e a mão na massa, adolescentes do Centro Socioeducativo Dom Bosco estão participando de um curso de lanches na unidade. As aulas têm o propósito de promover meios e oportunidades de geração de emprego e renda para os adolescentes no ramo alimentício, que a cada dia mais cresce em nosso Estado.

 

O curso é ministrado pela professora de Gastronomia Juliana Vicente, e está sendo realizado em um espaço todo ambientado e equipado com os instrumentais necessários, para que os jovens aprendam todos os dias uma nova receita. Durante os três meses de aulas, os adolescentes estão aprendendo a fazer empadas, pizzas (tradicional, italiana, com massa integral) e sanduíches.

Para a professora, o curso é muito importante não só para o mercado de trabalho, mas também para que os jovens possam aprender elementos fundamentais da ressocialização. “É importante nesse sentido da empregabilidade, mas também porque a cozinha impõe regras. A cozinha ela socializa eles, eu percebo que eles cumprem as regras. Eles aprendem também a cumprir a hierarquia”, disse Juliana.

 

O empenho visto durante as aulas é retratada na empolgação dos alunos, como M.M.S, de 18 anos, que falou sobre sua experiência na cozinha.

Estou aprendendo bastante, estou gostando muito do projeto que eles fizeram pra gente, uma coisa bem diferente do que a gente fazia […] Já aprendi a fazer pizzas, torta, bolo, e estou aproveitando bastante aqui. […] Eu me dei muito bem na cozinha, eu gostei de trabalhar com isso e no futuro quem sabe, quando eu sair daqui eu possa trabalhar com isso.”, disse ele entusiasmado com o futuro.  O jovem também participou de um curso de confeitaria que foi ministrado na unidade.

 

O curso faz parte da metodologia de profissionalização que vem sendo implantada nas unidades de atendimento socioeducativo, fundada na geração de renda e na oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Ao final do curso os jovens serão certificados.

 

 

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965

Fotos: George Braga/Seas