Governo do Ceará realiza I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

6 de março de 2018 - 16:00

As atividades ocorrerão de 10 de março a 13 abril em diferentes espaços culturais da Capital. Abertura, no Cine São Luiz, sábado (10), terá a exibição de curtas produzidos e estrelados pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), realizará, neste sábado (10), a abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo. O evento acontecerá no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, e contará com a participação do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

Em sua primeira edição, o festival apresentará trabalhos desenvolvidos pelos jovens em cumprimento de medida socioeducativa no eixo arte e cultura. A abertura terá a mostra de curtas-metragens produzidos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, em parceria com o projeto “Cinema no Interior”, realizado pelo cineasta pernambucano Marcos Carvalho.

Para o superintendente Cássio Franco, esse é um momento importante para o sistema socioeducativo do Estado. “O I Festival de arte e cultura do sistema socioeducativo vem como um momento de consolidação de um novo modelo de gestão iniciado em 2016, e que teve como outros marcos estruturantes tais como os programas de práticas restaurativas e o esporte geração, além do próprio programa de gestão organizacional que vem sendo implementado desde então. Neste momento que o sistema socioeducativo está vivendo, chega uma fase em que nós podemos nos debruçar mais detalhadamente sobre os propósitos e os fundamentos das medidas socioeducativas, que é a própria reflexão do adolescente sobre o ato infracional praticado e a relação com a família e a comunidade.”

Durante meses, Marcos e sua equipe realizaram oficinas com os jovens das unidades, tanto de técnica de filmagem (gravação, direção de câmera, fotografia, captação de som…) quanto de preparação de elenco e realização do roteiro. Como resultado, três curtas foram produzidos e estrelados pelos adolescentes, contando com a participação das equipes das unidades.

A metodologia é adotada dentro dos centros socioeducativos com vistas a promover reflexão sobre valores morais e sociais, permitindo aos jovens criar interesse em trilhar novos caminhos.

As produções

“Abençoados” foi produzido pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Juazeiro do Norte. Em cerca de 15 minutos, conta a história de um adolescente e sua mãe que ganham a vida como cantores de rua, cada um à sua maneira. As escolhas do jovem abalam a relação da família.

“Corrente de Prata” tem como pano de fundo a cidade de Sobral. Na trama, dois irmãos dividem a vida entre as apresentações como palhaços e atividades ilícitas. Entre risos e choros, surge a discussão sobre traçar novos caminhos por meio da arte da palhaçaria, abandonando de vez as práticas antissociais.

“Ninguém pode parar meu coração” foi produzido em Fortaleza, retratando a história de uma jovem que descobre seus sentimentos na figura de uma outra mulher e decide enfrentar preconceitos e seguir o seu coração.

Calendário cultural

Outras ações serão realizadas, no período de 10 de março a 13 de abril, pela Seas e seus parceiros em diferentes espaços culturais da cidade. O Centro Cultural Belchior vai receber a exposição fotográfica realizada pelos adolescentes durante o processo cinematográfico. Haverá ainda exposição de obras feitas por adolescentes de Juazeiro do Norte na oficina de vivências e artes visuais, ministrada pelo artista Wanderson Petrova; seminário arte e cultura na socioeducação, no qual será discutido a importância desse eixo no processo de ressocialização dos jovens; lançamento dos livros “Liberta” e “Cine Liberdade”; Festival de Capoeira dentro dos centros socioeducativos.

Todas as atividades terão participação das unidades socioeducativas da capital, bem como dos adolescentes que são autores das obras artísticas que serão apresentadas.

Confira a programação completa aqui.

Ligia Duarte
(85) 3101-2021/98967-6965