Unicef e Programa Fique Sabendo Jovem realizam visita aos Centros Socioeducativos

15 de fevereiro de 2023 - 15:31


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está ampliando a parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Em Fortaleza, o Unicef financia o Projeto Fique Sabendo Jovem, que funciona desde o ano de 2013 na área de IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, com recursos da empresa de cosméticos MAC.

O Projeto se transformou em uma política pública logo nos primeiros anos de existência. O Programa Fique Sabendo Jovem (FSJ) conta com o Comitê Gestor composto por diversas instituições governamentais e não governamentais, dentre elas a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), cujo titular do eixo de Saúde é o coordenador, Marden Marques Soares Filho.

A Missão do Comitê Americano do Unicef e representantes da Fundação MAC visitaram Fortaleza com o objetivo de conhecer, pessoalmente, o funcionamento e as estratégias do Programa Fique Sabendo Jovem, seus parceiros e resultados obtidos sobretudo com o FSJ.

A agenda do Unicef em Fortaleza se iniciou na última terça-feira, 14, no período da manhã, no Hotel Gran Marquise. Aconteceu o encontro com o Comitê Gestor do Fique Sabendo Jovem, cuja proposta é conhecer os parceiros governamentais e não governamentais e os principais resultados, assim como o funcionamento do Comitê Gestor.

Relatório de Gestão

O titular da Seas, o superintendente Roberto Bassan, afirmou que o Fique Sabendo Jovem apresenta uma Política Pública de dar espaço e lugar: “Eu não tenho dúvida que o Projeto é um dos primeiros movimentos da área de saúde pública que se consolida. Os nossos números e dados referentes ao atendimento fortalecem o processo de especialização na área de saúde, não só de HIV, mas de outros fluxos atendimento, como os programas de vacinação, de imunização, todo um passo a passo da política de saúde voltada para esses jovens”, destacou.

Bassan aproveitou o momento para entregar ao representante do Unicef, Dennis Larsen, o relatório de gestão que narra toda a trajetória da Seas nos últimos seis anos, enfatizando que o Unicef foi parceiro e esteve a lado a lado, desde os momentos de crise, até hoje: “Fica aqui o nosso reconhecimento a essa parceria consolidada”, pontuou Bassan.

Unidade de Recepção

Na tarde de terça-feira, 14, o Comitê Americano do Unicef e a Fundação MAC visitaram a Unidade de Recepção Luís Barros Montenegro e o Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota (feminino), momento em que conheceram as unidades e as ações de testagem rápida, diagnóstico e tratamento dos adolescentes do sistema socioeducativo. Na unidade feminina, foi realizada ação, pelo Unicef, de oficina e doação de maquiagens da Fundação MAC para as adolescentes.

Nesta quarta-feira, 15, a Missão do Comitê Americano do Unicef e a Fundação MAC visitaram o Cuca Barra do Ceará, para observar como a estratégia Fique Sabendo Jovem está contribuindo para a realização da testagem de HIV e a ampliação das ações de prevenção do HIV entre adolescentes e jovens da comunidade. No período da tarde houve ação de testagem de HIV, e encontro com os jovens participantes da estratégia no Centro Cultural do Canindezinho.

Ações descentralizadas

De acordo com Marden Filho, coordenador do eixo de saúde da Seas, a parceria do Fique Sabendo Jovem com o sistema socioeducativo do Ceará, teve início no ano de 2014. Em 2017, porém, foram iniciadas as ações descentralizadas. Desde então, esta parceria vem desenvolvendo uma série de atividades de promoção da saúde, sexualidade e prevenção às IST/Aids nos centros socioeducativos de Fortaleza, trazendo, sobretudo, o diagnóstico oportuno para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de desenvolver capacitações e formações para os colaboradores da Seas. Em números, são em média, mil e duzentos adolescentes testados ao ano, o que equivale a mais de sete mil testados, entre 2017 e 2022, para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

As testagens ocorrem inicialmente na Unidade de Recepção Luís Barros Montenegro (URLBM), cujo tempo de permanência do adolescente é de aproximadamente três dias. Esse procedimento é realizado pelas enfermeiras da Unidade. Caso seja positivo é feito o contrateste e, no caso de negativo, é realizado reteste com 30 dias, por conta da janela imunológica, pelas respectivas enfermeiras dos centros socioeducativos.