POC encerra Primeira edição do Projeto Novas Trilhas

14 de maio de 2024 - 09:29

 

 

No início deste ano, se encerraram as atividades do Projeto Novas Trilhas, previstas em termo de colaboração, firmado com a Associação Luta pela Paz e idealizado pela Seas, como parte integrante do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). As unidades socioeducativas estão recebendo, neste encerramento, material instrucional e pedagógico, como o Guia Metodológico, para referenciar as próximas atividades.

Durante esse primeiro período de execução, jovens e adolescentes, pós-cumprimento de medida (meio fechado e aberto) ou em fase conclusiva de medida socioeducativa, vivenciaram momentos marcantes e construíram novas perspectivas de vida. O POC objetiva ofertar estrutura de apoio e equipe técnica multiprofissional para o desenvolvimento dos jovens, por meio de ações de formação e desenvolvimento integral, proporcionando, assim, o exercício da cidadania e o acesso aos direitos fundamentais para, com isso, prevenir e reduzir os casos de reiteração na prática de ato infracional.

As atividades realizadas nesse período, no âmbito do Novas Trilhas, resultaram em mais de 800 encaminhamentos, destacando-se 304 para cursos de qualificação, 223 para rede de proteção e 136 para regularização de documentos. O projeto desempenhou um papel crucial na promoção de oportunidades e desenvolvimento dos jovens, fortalecendo laços familiares e comunitários e garantindo o pleno exercício de seus direitos como cidadãos, por meio de parcerias estabelecidas com instituições governamentais, não governamentais, coletivos artísticos e de esporte, entre outras ações voltadas para a juventude. Além do Novas Trilhas, compuseram as ações iniciais do POC os projetos TrilhArte e Embaixadores da Paz.

Conheça o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC)
O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), foi lançado oficialmente em 2022, sendo instituído pela Portaria n°121/2021- Seas. É um programa que propõe estratégias para atendimento, acompanhamento e encaminhamento de adolescentes e jovens pós-cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado e de adolescentes e jovens em cumprimento de medida e que atendeu jovens em Fortaleza e Sobral em primeira edição. Sua ampliação será promovida por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência – PReVio do Governo do Estado, contando com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Está prevista expansão de ações para outros municípios do estado como Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá e Crato.