Seas e IDM realizam a Segunda Mostra Trilharte no Theatro José de Alencar

27 de fevereiro de 2024 - 14:33

 

Em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realiza nesta quarta-feira, 28, a partir das 14h, no Theatro José de Alencar, a Segunda Mostra Trilharte, com certificação de adolescentes e jovens, apresentações artísticas, exposição de trabalhos realizados no projeto e relatos das experiências Formativas.

O Projeto Trilharte é parte do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). Desde 2022, essa relação interinstitucional tem agido para facilitar a socioeducação e a construir uma cultura de paz com os jovens dentro e fora do Sistema.

Em dois anos, a proposta já realizou 114 visitas guiadas a espaços públicos, 14 oficinas esportivas (32h), nove cursos (80h/cada), 96 vivências e apresentações artísticas nas unidades socioeducativas, duas oficinas de arte urbana nos Centros Socioeducativos e um curso de Produção Audiovisual para jovens em pós-cumprimento de medida (300h).

No total, serão certificados 34 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas das unidades de internação que participaram ativamente dos diversos cursos e oficinas disponibilizados pelo Projeto Trilharte. O projeto também envolve as famílias e profissionais que os acompanham em uma rede de apoio, permitindo, por meio de experiências culturais e esportivas, acessar a inclusão social.

A Seas estará presente com os superintendentes Roberto Bassan e Marçal Cunha, além dos coordenadores da sede, diretores dos centros socioeducativos e socioeducadores. É um momento para prestigiar a parceria com o IDM, bem como celebrar a arte, a cultura e o entretenimento juntamente com os socioeducandos. 

Cidadania

“Esse encontro entre a proposta de Cidadania Cultural do IDM e as políticas socioeducativas da Seas é também um encontro de propósitos, afetos, crenças, profissionalismo e resultados. Hoje, olhando para essa parceria que já dura quase dois anos, compreendo que é mais uma forma de dar essa devolutiva social ao povo do Ceará, aos jovens do Ceará em cumprimento de medidas”, ressalta Raquel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM).